Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar Português: Do bis de Podence ao calcanhar de Diogo Jota, com paragem obrigatória na Arábia

Mário Rui Ventura
Podence marcou dois dos três golos do Olympiacos frente ao Giannina
Podence marcou dois dos três golos do Olympiacos frente ao GianninaFlashscore/Profimedia
Terminada mais uma semana de grande futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores e treinadores portugueses. De Inglaterra, onde vários portugueses deixaram a sua marca, passamos por Itália, França, Arábia Saudita e até damos um salto até à Polónia para dar conta de uma semana com vários golos lusos.

Começamos a nossa viagem pelo Mundo por Inglaterra, onde Diogo Jota assinou um golaço, de calcanhar, na vitória do Liverpool sobre o Leicester, por 3-1, na Taça da Liga, antes do polémico jogo da Premier League, diante do Tottenham, com o avançado português a acabar por ser expulso, por duplo amarelo.

Ainda em Inglaterra, outro golo português mas... na baliza errada. Rúben Dias, titular indiscutível no campeão Manchester City, abriu caminho à surpreendente derrota diante do Wolverhampton, com um auto-golo aos 13 minutos, na derrota por 1-2.

De Inglaterra, com ligação umbilical ao mesmo Wolverhampton, passamos à Grécia e a Daniel Podence. O avançado português foi figura de proa no triunfo do Olympiacos, em casa do Giannina, por 3-0, bisando na partida. Podence abriu o marcador aos 17 minutos com um remate de pé esquerdo fora da área e, ao minuto 23, bisou com novo remate de pé esquerdo de fora da área, ligeiramente descaído para a direita.

Quem também marcou por duas vezes, mas em jogos diferentes, foi Rui Pedro, avançado português de 25 anos, que representa o Olimpija Ljubljana, da Eslovénia, orientado por João Henriques. Depois de fazer o golo do empate (1-1) diante do Koper, na 10.ª jornada, Rui Pedro saiu do banco para, diante do Rogaska, na 11.ª ronda, selar a vitória por 2-0 com um golo de penálti.

Ainda na Europa, Tiago Dantas fechou a goleada do AZ Alkmaar diante do Fortuna Sittard, nos Países Baixos, por 4-0, enquanto ali ao lado, na Bélgica, foi Leonardo Lopes quem marcou o golo do Cercle Brugge na derrota por 1-2 diante do Kortrijk. Destaque ainda para Candeias, autor de um golo, de penálti, na vitória do Kocaelispor, da Turquia, por 3-0, frente ao Keciorengucu, e Pedro Martelo, que marcou o golo de honra, também de grande penalidade, na derrota do Sligo Rovers, da Irlanda, em casa do Bohemians (1-3). Também na Arménia houve golo português, do médio Adriano Castanheira, a abrir o marcador no Aarat-Urartu, que terminou com derrota por 1-2.

Sempre Ronaldo mas também Ivo e Tozé

Nesta viagem, tempo para a paragem já obrigatória na Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo, pois claro, voltou a marcar pelo Al Nassr, levando quatro golos nos últimos três jogos, o último deles na Liga dos Campeões Asiática, perante do Istiqlol, no triunfo por 3-1.

No Al Khaleej, de Pedro Emanuel, Ivo Rodrigues abriu o marcador no triunfo por 2-0 diante do Al Adalh, na Taça do Rei, enquanto Tozé continua com o seu faro goleador no Al Hazem de Filipe Gouveia. O golo do médio, contudo, foi insuficiente para evitar a derrota, em casa, por 1-3, diante do Al Taawon, uma das equipas em destaque na temporada saudita.

Fechamos o nosso Olhar Português desta semana com o Araz, do Cazaquistão, onde Nuno Rodrigues marcou o golo da vitória (1-0) perante o Zira, e com o Petro Luanda, de Angola, que venceu o Songo, de Moçambique, na Liga dos Campeões Africana, por 3-13-1, com o avançado português Alexandre Guedes a fechar o marcador.