Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Onze da 17.ª jornada para o Flashscore: Nuno Santos, o maestro à hora certa

Hugo Filipe Martins
Nuno Santos foi o melhor da última jornada da primeira volta
Nuno Santos foi o melhor da última jornada da primeira voltaLUSA/Flashscore
Desde o final da época passada, o Flashscore passou a atribuir notas aos jogadores das principais competições europeias e mundiais, entre as quais a Liga Portugal. Aproveitando esta ferramenta, o Flashscore Notícias compilou o melhor onze da 17.ª ronda do campeonato português, com Nuno Santos, médio do Vitória SC, em destaque.
O melhor onze da 17.ª jornada
O melhor onze da 17.ª jornadaFlashscore

Guarda-redes:

Diogo Costa (FC Porto) - 8.2

Não haverá grandes dúvidas de que Diogo Costa é, aos 24 anos, o melhor guarda-redes da Liga Portugal e, muito provavelmente, o melhor jogador do FC Porto. O internacional português continua a prová-lo jornada após jornada. No habitual estilo de guarda-redes de um grande, não precisou de muitas defesas para atingir uma nota alta num jogo de importância extrema para os dragões. Como é habitual, Diogo Costa disse presente e segurou a clean sheet frente ao SC Braga.

Os números de Diogo Costa contra o SC Braga
Os números de Diogo Costa contra o SC BragaProfimedia, Opta by Stats Perform

Defesas:

Marcelo (Moreirense) - 8.5

Na equipa revelação da primeira volta da Liga Portugal, o eixo defensivo tem sido importante para manter um bom registo de golos sofridos, mas não só. Aos 34 anos, Marcelo voltou a Portugal pronto para mostrar o porquê de ter chegado a um clube como o Sporting e liderou os cónegos na vitória frente ao Estoril. Poucas semanas depois de renovar contrato com o Moreirense, marcou o segundo golo na Liga Portugal com um excelente golpe de cabeça.

Sasso (Boavista) - 8.1

Depois de uma época em que foi importante no Bessa, Vincent Sasso não tem tido uma temporada fácil, com as lesões a dificultarem o seu espaço. Pela primeira vez em 2023/24, fez dois jogos consecutivos e foi premiado com um golo na imponente vitória do Boavista em Vizela. De resto, o francês deu o mote para o triunfo, ao marcar o 0-1 numa altura em que o Vizela tinha criado já vários lances de perigo.

António Silva (Benfica) - 8.1

O resultado do Benfica com o Rio Ave foi melhor do que a exibição. Para ajudar a dar a volta frente à equipa de Vila do Conde, a equipa de Roger Schmidt contou com um António Silva em modo avançado. O defesa manteve-se na área durante uma jogada de insistência, tirou um adversário do caminho e disparou para a reviravolta encarnada em pleno Estádio da Luz, onde é já um dos favoritos.

Gabriel Pereira (Gil Vicente) - 8.0

Nas última semanas, o defesa brasileiro tem dado que falar por uma potencial mudança para o FC Porto, mas o facto é que vai continuando em Barcelos e ajudou a equipa de Vítor Campelos a resgatar um ponto importante na receção ao Estrela da Amadora, com um golo na sequência de um pontapé de canto onde revelou excelente impulsão. Além disso, destacou-se nos duelos ganhos (oito), nos desarmes (dois) e alívios (oito).

Médios:

Chiquinho (Famalicão) - 8.1

O extremo tem vindo a ganhar cada vez mais importância na equipa de João Pedro Sousa e marcou pela segunda jornada consecutiva, o que significa que teve importância clara nos últimos quatro pontos do Famalicão. Desta vez, não precisou de recorrer à bicicleta, mas parece que Chiquinho é jogador de golos bonitos: recebeu, tocou com o ombro e rematou sem hipóteses para Ricardo Batista. É um dos nomes a ter em atenção na segunda volta da Liga Portugal.

João Mário (Benfica) - 8.0

O internacional português teve um período de menor fulgor esta temporada, mas, tal como a equipa, parece estar a recuperar nesta fase da época. Mesmo sem fazer a diferença no capítulo do golo e das assistências, o médio de 30 anos teve uma exibição completa, destacando-se no capítulo dos passes e dos duelos, onde nem costuma ser tão forte.

Os números de João Mário contra o Rio Ave
Os números de João Mário contra o Rio AveProfimedia, Opta by Stats Perform

Pedro Gonçalves (Sporting) - 8.3

Com Morita na Taça Asiática, Pedro Gonçalves voltou a recuar para o meio-campo e mostrou que não só pode ser solução nesta zona do terreno, como pode fazer a diferença. Depois de algumas ocasiões para defesas de Hugo Souza (fez seis remates, quatro deles à baliza), apareceu no sítio certo para fazer o terceiro golo do Sporting em Chaves e praticamente sentenciar a partida.

Avançados:

Francisco Trincão (Sporting) - 8.1

Enquanto Marcus Edwards ainda recuperava de um síndrome gripal, Trincão deu continuidade às boas exibições que tem vindo a protagonizar e mostrou em Chaves que pode ter uma segunda metade de temporada mais prolífica do que a primeira. Já tinha dado bons indicadores na primeira parte, mas foi no início da segunda que brilhou com um excelente apontamento de pé esquerdo para o 0-2 dos leões.

Rafa Silva (Benfica) - 8.2

Tal como acontece com João Mário, Rafa também tem vindo a subir de rendimento nas últimas semanas. Depois de três rondas seguidas a marcar, o internacional português decidiu assumir o papel de assistente e bisou nesse capítulo, mantendo o nível das últimas jornadas. Apesar disso, não deixou de procurar a baliza adversária (dois remates).

Os números de Rafa no encontro com o Rio Ave
Os números de Rafa no encontro com o Rio AveProfimedia, Opta by Stats Perform

Melhor jogador da 17.ª jornada: Nuno Santos (Vitória SC) - 9.1

Se o final da primeira volta é o momento de preparar a segunda metade, os adversários do Vitória SC devem preparar-se para o aparecimento de Nuno Santos. O médio de 24 anos vinha de uma sequência de 12 entradas a partir do banco, em todas as competições, antes de ganhar o lugar no onze inicial pela primeira vez esta época, no dérbi com o SC Braga. Álvaro Pacheco gostou do que viu e os adeptos do Vitória SC também, uma vez que o jogador formado no Benfica foi fundamental para a reviravolta (2-1) frente ao Arouca, com dois passes para golo. Às vezes, ter um maestro faz toda a diferença.

Os números de Nuno Santos na partida frente ao Arouca
Os números de Nuno Santos na partida frente ao AroucaVitória SC, Opta by Stats Perform

Como são calculadas as notas?