Os 10 jogadores mais valiosos sem contrato: De Gea encabeça lista com português e um ex-Benfica
David de Gea (8 milhões de euros)
De Gea deverá perder toda a temporada. No final de 2023, as especulações eram muitas - um regresso a casa, um compromisso na Arábia Saudita e um regresso sensacional a Old Trafford estavam em jogo. Mas nada disso resultou e, por isso, o guarda-redes espanhol continua a ser um agente livre.
E o mais valioso de todos. Atualmente, o seu preço está estimado em 8 milhões de euros. Acrescentemos ainda que, supostamente, rejeitou a oferta do Nottingham Forest em janeiro, mas, de acordo com a imprensa inglesa, poderá regressar à Premier League no verão.
Andy Delort (6 milhões de euros)
Delort, de 32 anos, é o segundo da lista. O último clube do atacante argelino foi com o Umm-Salalal, do Catar, onde confirmou sua capacidade de marcar gols.
Esteve em excelente forma, especialmente no campeonato francês - marcou 15 golos e nove assistências numa temporada no Montpellier, depois marcou 16 no Nice. O experiente avançado poderá, sem dúvida, ser útil a algumas equipas.
Delort fez o seu último jogo no início de janeiro. Abriu o marcador na final da Qatar Stars League Cup, mas o avançado argelino caiu depois. E de forma bastante invulgar.
O avançado começou a andar às voltas, depois, sem qualquer contacto com o adversário, caiu no chão e teve várias convulsões. Foi imediatamente substituído, mas não foi para o hospital. Posteriormente, ele foi visto no banco e a causa de seu colapso permanece desconhecida.
Xeka (5 milhões de euros)
O médio português deixou o país há sete anos para jogar em França. Conhecido por seu jogo duro, Xeka destacou-se no Lille e no Rennes.
Na temporada passada, ele disputou oito jogos pelo conjunto francês, mas devido a uma grave lesão, participou de uma partida pela última vez em junho, em num particular contra o Brest.
Anwar El Ghazi (3 milhões de euros)
O ex-jogador do Aston Villa também não tem compromisso. A última vez que jogou pelo Mainz foi no início de outubro, mas o clube alemão rescindiu o contrato imediatamente depois de ele ter publicado nas redes sociais mensagens polémicas sobre o conflito entre Israel e a Palestina.
O avançado neerlandês de 28 anos teve temporadas sólidas no Ajax, Aston Villa e PSV, onde marcou oito golos na época passada. Mas agora está à procura de um novo clube.
Hélder Costa (2,8 milhões de euros)
Costa desempenhou um papel bastante vital no Leeds, apenas para perder sua posição na temporada 2021/22 e ser emprestado. No entanto, ele não fez mossa no Valência e, posteriormente, não conseguiu impressionar no Al Ittihad.
Após o regresso do empréstimo, o Leeds rescindiu o contrato e o angolano de 30 anos é um agente livre desde meados de outubro. O Leeds rescindiu o contrato e o angolano de 30 anos está livre desde meados de outubro.
Renyer (2,5 milhões de euros)
Renyer é o mais jovem dos dez. O extremo ofensivo tem apenas 20 anos, mas já marcou oito jogos na primeira liga pelo Santos, do Brasil. Ele atuava principalmente nas equipas de formação, mas rescindiu no final do ano.
O jogador natural do Rio de Janeiro está à procura de opções, mas um compromisso na Europa é altamente improvável neste momento.
Arbër Zeneli (2,5 milhões de euros)
Zeneli passou os melhores anos da sua carreira no Heerenveen, dos Países Baixos. Deixou também algumas marcas no Reims, mas acabou por rumar à Turquia aos vinte e oito anos.
No entanto, só disputou 12 jogos pelo Adana Demirspor e foi posteriormente dispensado pela equipa turca. O clube turco rescindiu o contrato do atacante de origem sueca do Kosovo no início de janeiro. Apesar de o contrato ser válido até ao verão de 2026.
Carlos Vela (2 milhões de euros)
Há muito tempo que Vela é pago como uma grande ameaça ofensiva. Embora ele não tenha se saído tão bem quanto o esperado no Arsenal, esteve muito melhor na Real Sociedad e nos últimos anos, especialmente no Los Angeles FC.
Em 2019, marcou 36 golos na Major League Soccer, somou 16 assistências e tornou-se uma figura dominante em toda a liga. O seu feitiço diminuiu devido a problemas de saúde, mas ele voltou à grande forma nos últimos dois anos.
No entanto, o mexicano de 35 anos não chegou a acordo sobre um novo contrato com o Los Angeles FC e é um agente livre a partir de 1 de janeiro.
Santi Mina (2 milhões de euros)
Outro atacante ainda tem definitivamente o seu valor - Santi Mina. O espahol de 28 anos brilhou especialmente em casa, na La Liga. Ele acumulou 29 gols em quatro temporadas pelo Valencia, somando outros 25 em três temporadas com a camisa do Celta de Vigo.
No ano passado, o jogador de Vigo fez uma viagem surpreendente à Arábia Saudita, onde marcou seis golos com a camisola do Al Shabab e deu cinco assistências. Depois de voltar de um empréstimo, ele tentou voltar a jogar pelo clube de origem, mas o contrato foi rescindido em agosto devido a alegações de abuso sexual.
Roberto Soriano (1,8 milhão de euros)
O último homem da lista também é um jogador ofensivo. Soriano foi sólido na Sampdoria e no Villarreal, depois passou as últimas cinco temporadas no Bologna.
Na época 2020/21 brilhou com nove golos e seis assistências no campeonato, mas depois veio uma crise sem precedentes. Marcou um único golo em dois anos e, após uma lesão nos ligamentos do joelho, o Bolonha despediu-se prematuramente.