Os cinco candidatos a substituir Manuel Neuer na baliza do Bayern Munique
Durante a curta ausência de Manuel Neuer no início desta época, devido a uma lesão no ombro, o Bayern Munique contou com a experiência de Sven Ulreich, de 34 anos. Agora, com os bávaros a tentar manter a distância na liderança da Bundesliga, ao mesmo tempo que lutam pela Liga dos Campeões, há a tentativa de contratar um guarda-redes para o curto mas também para o longo prazo.
Alexander Nubel (26 anos)
Tal como Manuel Neuer, também Nubel chegou ao Bayern Munique vindo do Schalke 04. As semelhanças, porém, acabam por aí. Enquanto Neuer ocupou quase de imediato a titularidade quando chegou, começando logo aí a bater recordes, Nubel fez uma única aparição na Bundesliga e está agora emprestado ao Monaco.
Embora esta solução possa parecer a mais óbvia - resgatar um guarda-redes de empréstimo mais cedo que o previsto -, o caso não é tão simples como isso. Segundo o jornal alemão TZ, Alexander Nubel não é fã de Toni Tapalovic, treinador de guarda-redes do Bayern Munique. Vê no técnico um confidente de Neuer e prefere trabalhar com alguém em quem possa confiar a 100 por cento. Além disso, Nubel pretende uma batalha justa pelo lugar de titular quando Manuel Neuer voltar de lesão. Em suma, as conversações entre o Bayern e Nubel continuam mas parece cada vez mais improvável que o guarda-redes de 26 anos regresse a Munique esta temporada.
Dominik Livakovic (27 anos)
Um dos guarda-redes que mais deu nas vistas no Campeonato do Mundo, no Catar. Livakovic foi uma das figuras da Croácia, medalha de bronze no Mundial. Defendeu três penáltis nos oitavos de final, com o Japão, e fez onze defesas diante do Brasil, nos quartos de final, assumindo-se como forte candidato à Luva de Ouro, conquistada pelo campeão Emiliano Martínez, da Argentina.
Livakovic passou toda a sua carreira no seu país natal e tem sido o titular indiscutível do histórico Dínamo Zagreb nas últimas sete épocas. Aos 27 anos, e depois de desempenho convincente no Mundial, está pronto para dar o salto para uma liga mais competitiva. O Dínamo Zagreb pede cerca de 10 milhões de euros pelo guarda-redes, algo perfeitamente acessível ao Bayern Munique e barato no mercado atual.
Emiliano Martínez (30 anos)
Depois da final do Mundial, muitos falaram as celebrações provocadoras do guarda-redes argentino. Não esqueçamos, porém, que Martínez estava a festejar a conquista de um Campeonato do Mundo e o facto de ter sido considerado o melhor giarda-redes da competição. Não se recebe tal distinção apenas por falar mal dos adversários que cobram os penáltis.
Emiliano Martínez passou quase uma década a lutar pela titularidade no Arsenal, onde esperou durante seis empréstimos uma oportunidade para desafiar Bernd Leno. Não teve sucesso, optou pela necessária mudança e afirmou-se no Aston Villa. As suas exibições catapultaram-no para a titularidade na seleção da Argentina, onde passou de estreante a vencedor de um Campeonato do Mundo em apenas um ano. Aos 30 anos, pode ter agora uma das últimas oportunidades de dar um enorme salto na carreira. E não há algo muito maior que um Bayern Munique.
Bono (31 anos)
Mais um dos guarda-redes que brilharam no Mundial. Marrocos fez história em Campeonatos do Mundo, tornando-se na primeira seleção africana a atingir umas meias-finais da competição. No Catar ganharam o rótulo de equipa defensiva, uma vez que até às meias-finais, com a França, sofreram apenas um golo e... na própria baliza. Bono foi, claro está, um dos grandes responsáveis pela solidez defensiva.
Bono nasceu em Montreal, no Canadá, mas tem pais marroquinos, tendo passado a maior parte da sua juventude em Casablanca, na Academia do Wydad. A carreira profissional levou-o até Espanha, apesar de quase ter assinado por um clube romeno antes disso. Primeiro no Atlético, depois no Saragoça, da segunda divisão, seguindo-se o Girona, onde conseguiu a subida ao principal escalão, antes de se mudar para o Sevilha. Aí, seria à partida o suplente do checo Tomas Vaclik mas ganhou a titularidade. Ajudou o Sevilha a conquistar a Liga Europa, esteve na equipa do ano da La Liga e até marcou um golo! Depois de ter feito história no Mundial, certamente não rejeitaria a oportunidade de se mudar para Munique. Sobretudo porque, sabe-se, era adepto do Bayern quando era mais novo.
Yann Sommer (34 anos)
Não está, nesta altura, tão em voga como os outros quatro candidatos desta lista. Mas seria, certamente, uma escolha lógica e quase óbvia para o Bayern Munique. Além da experiência, Sommer é há muito tempo dono e senhor da baliza do vizinho Borussia Monchengladbach, tal como da seleção da Suíça.
Apesar de estar a provar há uma década as suas qualidades enquanto guarda-redes, Sommer não ganhou um único título desde que trocou o Basileia pelo Borussia. E pretende, obviamente, alterar esse panorama antes de pendurar as botas. Segundo várias notícias na Alemanha, o Bayern Munique pondera seriamente avançar pelo guarda-redes suíço. Apesar de não ser um substituto para Neuer a longo prazo, devido à sua idade, traria qualidade a um preço razável, uma vez que Sommer termina contrato em junho do próximo ano.
No entanto, esse estatuto de jogador livre para assinar novo vínculo a partir de janeiro torna Yann Sommer um alvo apetecível para mais clubes. Inter Milão e Manchester United estarão atentos a Sommer para o mercado de verão.