Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Palmeiras conquista a Supertaça em partida cheia de golos e com reviravolta (4-3)

Josias Pereira, Tiago Alexandre
O Palmeiras conquistou o primeiro troféu da temporada
O Palmeiras conquistou o primeiro troféu da temporadaEPA
Abel Ferreira levou a melhor sobre Vítor Pereira no primeiro troféu da época no Brasil. O rubro-negro até começou em vantagem, mas o alviverde completou a reviravolta antes do intervalo. Seguiu-se uma segunda parte com quatro golos em 23 minutos, acabando por confirmar-se a supremacia do campeão brasileiro.

Reveja aqui as incidências do encontro

Antes de a bola rolar em Brasília, a CBF organizou uma homenagem ao Rei Pelé, falecido em dezembro, aos 82 anos. As filhas do Atleta do Século entraram no relvado com as taças mundiais conquistadas por Pelé em 1958, 1962 e 1970. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, também participou no momento. Os jogadores entraram em campo com camisolas com o número 10 ao peito e prestaram um minuto de aplausos, após ter sido exibido um vídeo com os grandes momentos do Rei do Futebol. Na bancada, uma faixa em homenagem a Pelé pairou sobre os adeptos.

Pelé foi homenageado antes da decisão da Supertaça
Pelé foi homenageado antes da decisão da SupertaçaAFP

Quando as duas melhores equipas do futebol brasileiro se encontram, a expetativa de um grande jogo é alta. E os dois entregaram uma grande partida em Brasília. Na primeira parte do confronto apareceram os golos, com o Flamengo a abrir a contagem no Mané Garrincha. Aos 23 minutos, Zé Rafael teve uma entrada dura sobre Arrascaeta, dentro da área, e Wilton Pereira Sampaio não teve dúvidas em assinalar a penálti.

O Palmeiras não se intimidou com a vantagem rubro-negra e procurou a reviravolta ainda no primeiro tempo. Aos 38 minutos, Raphael Veiga recebeu um passe dentro da área e atirou ao canto esquerdo de Santos. O placar estava novamente em pé de igualdade. Apesar do crescimento do Flamengo após o golo palmeirense, os paulistas voltaram à carga e contaram com o golo de Gabriel Menino, nos descontos, para virar o resultado. O jogador disparou um remate de fora da área e acertou no ângulo de Santos. O Palmeiras foi para o intervalo na frente.

Logo no início da etapa complementar, aos 4 minutos, Weverton apareceu com muita qualidade a evitar um golo certo de Pedro, num cabeceamento à queima-roupa. Na sequência, o guardião ainda defendeu uma bola venenosa de Arrascaeta. Mas o Flamengo estava disposto a empatar o jogo e o golo surgiu por Gabigol, aos seis minutos. Éverton Ribeiro fez um passe açucarado para o goleador do Mengão, que bateu Weverton e voltou a empatar o jogo.

O segundo tempo continuou na mesma toada do primeiro: eletrizante. Os jogadores não tinham tempo para respirar, dando tudo o que conseguiam. Aos 13 minutos, após um penálti assinalado pela equipa de arbitragem após um toque com a mão de Éverton Ribeiro, Raphael Veiga voltou a colocar o Palmeiras na frente.

Porém, a vantagem do conjunto paulista durou apenas três minutos. Ayrton Lucas cruzou rasteiro para a área e Pedro, com muita categoria, tocou de calcanhar para o fundo da baliza de Weverton.

Se Gabriel Barbosa bisou e Raphael Veiga seguiu o mesmo caminho, a partida merecia mais um de Gabriel Menino. Numa grande exibição, o médio do Palmeiras aproveitou um ressalto e atirou ao ângulo direito de Santos, fazendo o 4-3. O golo determinou o inédito título palmeirense, o sétimo na era Abel Ferreira e o primeiro título da equipa paulista na presente temporada.