Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paralímpicos: Boccia na luta por medalhas no dia da estreia lusa no triatlo

Cristina Gonçalves pode sair de Paris com uma medalha
Cristina Gonçalves pode sair de Paris com uma medalhaAntónio Borga/CPP
O atleta Miguel Monteiro, medalha de bronze em Tóquio-2020, entra em ação nos Jogos Paris2024, disputando a final do lançamento do peso F40, num dia em Cristina Gonçalves vai lutar pelas medalhas no torneio de boccia BC2.

O quinto dia dos Jogos Paris-2024 iria também marcar a estreia de Portugal em competições paralímpicas de triatlo, com Filipe Marques a entrar em prova a partir das 12:20 (11:20 em Lisboa), na Ponte Alexandre III, para cumprir os 20 quilómetros de bicicleta, cinco quilómetros de corrida e 750 metros de natação, nas águas do Sena.

Mas todas as provas de triatlo marcadas para hoje foram adiadas para segunda-feira, “como medida de precaução” devido a dúvidas sobre a qualidade da água do rio Sena, anunciou esta madrugada a organização.

As 11 provas de triatlo devem acontecer na segunda-feira, depois de a chuva ter regressado à capital francesa há dois dias.

Este domingo, no Stade de France, além de Miguel Monteiro, que compete a partir das 11:42 (10:42 de Lisboa), entrará em prova o estreante Mamudo Baldé, que tentará ao final da manhã qualificar-se para a final dos 400 metros T54, classe para atletas em cadeira de rodas, agendada para a tarde.

No torneio individual de boccia BC2, Cristina Gonçalves defronta às 11:55 (10:55 em Lisboa) a indonésia Gischa Zayana e, em caso de vitória nesse jogo, assegura presença no jogo para atribuição das medalhas de ouro e prata.

Caso seja derrotada, Cristina Gonçalves, que soma em Paris a sua sexta participação em Jogos Paralímpicos, irá disputar o jogo para atribuição da medalha de bronze.

Na piscina da Arena La Defense, Diogo Cancela estreia-se nos Jogos Paris-2024, nadando as eliminatórias dos 200 metros estilos SM8, distância na qual tem medalhas de campeonatos europeus e mundiais.

Marco Meneses, que já disputou duas provas em Paris2024, volta à piscina para a prova dos 100 metros costas S11, na qual também é medalhado em competições continentais e mundiais.

Caso se qualifiquem, Diogo Cancela e Marco Meneses disputam as finais ao final da tarde.

No Centro de tiro de Chateauroux, Margarida Lapa, estreante em competições paralímpicos, disputa durante a manhã a qualificação para a final, agendada para a tarde, de prova R5 10 metros Carabina SH2.