Paralímpicos: Judo português sonha com medalhas em Paris-2024
“O objetivo dos nossos dois judocas é o pódio, eles estão a treinar bastante para isso e estamos, sinceramente, a pensar que os primeiros lugares são perfeitamente alcançáveis para eles”, disse à agência Lusa Jerónimo Ferreira, selecionador nacional de judo paralímpico, da Federação Portuguesa de Judo.
Em Paris, na Arena de Champs de Mars, vão competir por Portugal, na categoria J1 (cegos totais), Miguel Vieira, atual campeão do mundo e europeu de -60 kg da categoria J1 (cegos totais), e Djibrilo Iafa (-73 kg), que foi bronze no campeonato continental.
Com as medalhas como objetivo, Jerónimo Ferreira frisou que “no judo tudo é imprevisível e depende muito do sorteio”, mas lembrou que ambos os judocas, que já participaram em Jogos Paralímpicos, têm títulos internacionais recentes.
Os dois judocas somam em Paris-2024 a sua segunda participação em Jogos Paralímpicos: Miguel Vieira, atual terceiro classificado do ranking, foi nono no Rio-2016, no torneio de -66 kg, a mesma posição conseguida por Djibrilo Iafa em -73 kg em Tóquio-2020.
Nos Jogos Paralímpicos Paris-2024, os dois judocas vão estar acompanhados por Jerónimo Ferreira, que, além de selecionador nacional, é treinador do Clube Judo Total, e por Fernando Seabra, também técnico do clube.
Portugal vai estar representado nos Jogos Paris-2024, que decorrem entre quarta-feira e 08 setembro, por 27 atletas, que vão competir num número recorde de 10 modalidades.