Paralímpicos: Montenegro elogia resultado magnífico do judoca Djibrilo Iafa
“O judoca português Djibrilo Iafa conquistou o bronze nos Jogos Paralímpicos Paris-2024. Parabéns pelo magnífico resultado que nos orgulha a todos!”, escreveu Luís Montenegro, na rede social X.
Aos 32 anos, Djibrilo Iafa deu a primeira medalha ao judo português em Jogos Paralímpicos, ao vencer no combate pelo bronze o brasileiro Harley Arruda por waza-ari, naquela que foi o segundo pódio alcançado esta sexta-feira pela missão nacional, depois da prata de Sandro Baessa nos 1.500 metros de atletismo T20.
“Bronze e superação! Parabéns Djibrilo Iafa pela medalha de bronze nos -73kg J1 nos Jogos Paralímpicos Paris-2024! Um exemplo de força e resiliência que enche Portugal de orgulho!”, descreveu o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, que tutela o desporto no Governo português.
Com o bronze de Djibrilo Iafa, que já tinha conquistado o mesmo metal nos Europeus de 2022 e 2023, Portugal passa a somar seis medalhas nos Jogos Paralímpicos Paris-2024, nos quais está representado por 27 atletas, que competem em nove modalidades.
A medalha de Iafa junta-se à prata conseguida por Sandro Baessa, nos 1.500 metros, aos ouros de Cristina Gonçalves no torneio individual do boccia B3 e de Miguel Monteiro no lançamento do peso e aos bronzes do nadador Diogo Cancela, nos 200 metros estilos SM8, e do ciclista Luís Costa, na prova de contrarrelógio de estrada.