Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paralímpicos: "Paris é uma festa" na despedida dos Jogos

Paralímpicos: "Paris é uma festa" na despedida dos Jogos
Paralímpicos: "Paris é uma festa" na despedida dos JogosHERVIO Jean-Marie / KMSP / KMSP via AFP
 A capital francesa passou este domingo o testemunho dos Jogos Paralímpicos a Los Angeles, num espetáculo anunciado como “Paris é uma festa”, que durante mais de duas horas fez jus ao nome, “abusando” da cor e, sobretudo, da música.

Com milhares de atletas no relvado e na pista do Stade de France, a festa, na qual a chuva apareceu sem ser convidada, começou ao som de Santa, uma jovem cantora francesa, e depois de ouvida a Marselhesa, começaram a desfilar pelo centro do relvado as bandeiras dos 167 países e da equipa de refugiados.

Os medalhados Carolina Duarte e Djibrilo Iafa, ambos bronze, no atletismo e no judo, respetivamente foram os porta-estandartes de Portugal que sai de Paris com sete medalhas e outros 18 diplomas, no 43.º lugar do medalheiro, liderado pela China, que obteve 220 pódios, sete dos quais, todos de ouro, conseguidos pela nadadora Yuyan Jiang, a mais titulada em Paris.

Já com o testemunho passado a Los Angeles que, tal como aconteceu com Paris, receberá a competição paralímpica pela primeira vez, o Stade de France “levantou-se” para ouvir o hino dos Estados Unidos entoado pela atriz e cantora Ali Stroker , que em  2015 fez história como a primeira atriz em cadeira de rodas a aparecer num espetáculo da Broadway.

As imagens dos ecrãs do estádio saltaram depois de Paris para a cidade norte-americana, ao som de California Dreamin, dos The Mamas & the Papas, numa altura em que a chuva já não incomodava a festa.

A chama paralímpica, que durante 12 dias iluminou Paris, chegou depois ao estádio, numa lamparina, onde passou por seis atletas paralímpicos franceses, antes de ser apagada, no suporte onde chegou e no balão de ar quente situado no Jardim de Tuileries.

Durante a cerimónia, foram apresentados os oito novos elementos da comissão de atletas do Comité Paralímpico Internacional (IPC), eleitos durante a competição que começou em 28 de agosto, entre os quais o português Lenine Cunha, medalha de bronze em Londres2012.

O Stade de France assistiu depois a um concerto sem precedentes, a França reuniu 24 dos seus maiores DJ de música eletrónica de várias gerações, de Jean-Michel Jarre a Miss Kittin, passando por Martin Solveig e Ofenbach.

A competição, que reuniu 4.500 atletas, de 22 modalidades, volta daqui a quatro anos, em Los Angeles, entre 22 de agosto e 03 de setembro de 2028.