Paralímpicos: Presidente da República felicita Carolina Duarte pela conquista do bronze
“É com satisfação que o Presidente da República felicita a atleta Carolina Duarte pela medalha de bronze conquistada na prova de 400m (T13), fechando com mais um pódio a última participação portuguesa nas provas de atletismo nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024”, refere Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no sítio da Presidência da República.
Marcelo Rebelo de Sousa manifestou ainda o desejo de que esta medalha seja uma inspiração para todos os que praticam desporto, lembrando que Portugal iniciou o caminho para as 200 medalhas.
“O Presidente da Republica deseja que esta medalha de Carolina Duarte, a 101.ª de Portugal e que inaugura o caminho para as 200 medalhas em provas Paralímpicas, seja uma inspiração para todos os que praticam desporto”, concluiu.
No Stade de France, Carolina Duarte, que tinha sido a mais rápida nas eliminatórias (55,99 segundos), correu a final em 55,52, terminando atrás da azeri Lamyia Valiyeva, que foi prata com 55,09, e da brasileira Rayane Silva, que assegurou o ouro com novo recorde mundial (53,55).
O bronze de Carolina Duarte, vice-campeã mundial da distância, é a terceira medalha do atletismo português em Paris-2024, depois de Miguel Monteiro se ter sagrado campeão paralímpico do lançamento do peso F40 e de Sandro Baessa ter conquistado a prata nos 1.500 metros T20 (deficiência intelectual).
No boccia, Cristina Gonçalves também conseguiu uma medalha de ouro no torneio individual de BC2, permitindo o regresso da modalidade às medalhas, depois de ter ficado sem pódios em Tóquio-2020.
O nadador Diogo Cancela conquistou o bronze nos 200 metros estilos SM8, feito repetido pelo ciclista Luís Costa na prova de contrarrelógio de estrada H5, e pelo judoca Djibrilo Iafa, em -73 kg.