Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: A um mês e meio dos Jogos Olímpicos, Sena está demasiado poluído

O Sena não cumpre as normas sanitárias.
O Sena não cumpre as normas sanitárias.AFP
O Sena estava demasiado poluído a 16 de junho, um mês e meio antes dos Jogos Olímpicos (26 de julho - 11 de agosto), em relação aos critérios de autorização das provas de triatlo e de natação em águas abertas, segundo os resultados das análises publicados na sexta-feira.

"Até à data, as amostras recolhidas no Sena não correspondem às normas que teremos este verão", comentou o prefeito regional Marc Guillaume numa conferência de imprensa, que se disse "confiante, juntamente com o Cojo (Comité Organizador), de que as provas serão realizadas no Sena no final de julho e início de agosto".

De acordo com o boletim semanal publicado pela Câmara Municipal de Paris e pela prefeitura da Ilha de França, o mau tempo que se fez sentir em França nos últimos dias explica o facto de as concentrações das bactérias fecais estarem muito acima das normas exigidas para autorizar as competições no rio.

"A qualidade da água continua a deteriorar-se devido às condições hidrológicas e meteorológicas desfavoráveis: chuva, caudal elevado, pouco sol, temperaturas abaixo das normas sazonais", explicam as autoridades locais.

"O elevado caudal do rio, que não é propício a uma boa qualidade da água, é o resultado deste tempo muito húmido", salientam.

De acordo com os gráficos publicados na Internet, a concentração da bactéria fecal E.Coli ultrapassou as 1000 unidades formadoras de colónias (UFC)/100 ml, limiar utilizado pelas federações internacionais de triatlo e de natação em águas abertas para autorizar a realização de eventos, quase todos os dias de 10 a 16 de junho.

Chegou mesmo a atingir ou a ultrapassar as 5 000 unidades nos dias 11, 15 e 16 de junho. Este aumento"pode ser explicado pelas descargas a montante devido à chuva", segundo a Câmara Municipal e a Prefeitura.

A estrela destes Jogos Olímpicos, o Sena, acolherá a cerimónia de abertura, bem como as provas de triatlo, natação-maratona e paratriatlo. No entanto, ainda há incertezas quanto à realização dos Jogos Olímpicos, uma vez que as provas de teste, em agosto de 2023, tiveram de ser em grande parte canceladas devido à má qualidade da água.

Em caso de chuvas fortes, as águas não tratadas - uma mistura de chuva e de águas residuais - podem ser descarregadas no rio, um fenómeno que as obras de retenção inauguradas imediatamente antes dos Jogos se destinam a evitar.

O plano B consiste em adiar os eventos por alguns dias, mas sem alterar o local.