Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Alerta para a poluição atmosférica na aldeia olímpica

Aviso de poluição atmosférica para a aldeia olímpica de Paris
Aviso de poluição atmosférica para a aldeia olímpica de ParisAFP
Uma instituição de solidariedade social francesa alertou, esta terça-feira, para os problemas de poluição atmosférica na aldeia dos atletas dos Jogos Olímpicos de Paris, que vai receber os primeiros milhares de atletas no final desta semana.

A Respire, que publicou um relatório sobre os problemas de qualidade do ar nos campos desportivos da capital francesa, afirmou que os seus resultados mostraram que "quase todos" os locais mais poluídos se situavam perto da circular de Paris.

A aldeia olímpica de Saint-Ouen, no subúrbio de Paris, fica mesmo ao lado da autoestrada de oito faixas, que é visível de muitos dos apartamentos.

"Os picos de poluição podem impedir que os desportistas atinjam níveis de desempenho de elite e provocar ataques de asma e até mesmo tonturas", refere o relatório.

Parte da aleida olímpica
Parte da aleida olímpicaAFP

A "grande maioria" dos 112 centros desportivos estudados em Paris e nos seus subúrbios tem poluição atmosférica acima dos níveis máximos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, segundo o estudo que utilizou dados do serviço de monitorização do ar Airparif.

Cinco filtros de ar exteriores experimentais, que se assemelham a torres semelhantes a ovnis, foram instalados na aldeia olímpica e irão aspirar o ar e filtrar as partículas perigosas.

As cerca de 40 torres baixas da aldeia receberão os primeiros dos 10.000 atletas olímpicos na quinta-feira, antes do início dos Jogos de Paris, a 26 de julho.