Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Alex Yee com duas medalhas em triatlo afetado pela poluição do Sena

Alex Yee leva duas medalhas de Paris
Alex Yee leva duas medalhas de ParisAFP
O britânico Alex Yee juntou esta segunda-feira o bronze da estafeta mista ao título olímpico que já tinha conquistado no triatlo, com a modalidade em Paris-2024 a ficar marcada por problemas no segmento de natação.

Os elevados níveis de poluição, com bactérias fecais, estreptococos e escherichia coli, impedem que se nade no rio Sena desde 1923, salvo raras exceções, e o investimento de Paris para melhorar a qualidade da água teve forte revés com as chuvas nos primeiros dias.

Um cenário que levou ao adiamento da competição masculina e a sucessivos cancelamentos de treinos, os últimos previstos para domingo, antes da estafeta mista que atribuiu esta segunda-feira os últimos pódios e na qual a Bélgica, que viu a triatleta Claire Michel adoecer com a bactéria e.coli, já não participou.

Na competição, a Alemanha, com Tim Hellwig, Lisa Tertsch, Lasse Luehrs e Laura Lindemann, conquistou a medalha de ouro, no seu primeiro pódio na modalidade na capital francesa, bem como os Estados Unidos, com a prata, enquanto a Grã-Bretanha, potência da modalidade, teve a terceira medalha, o bronze.

Depois do título olímpico de Alex Yee, que em Tóquio-2020 tinha sido vice-campeão olímpico, e do bronze de Beth Potter em femininos, os dois triatletas contribuíram esta segunda-feira para nova subida ao pódio.

A equipa britânica terminou com o mesmo tempo dos Estados Unidos (1:25.40) e a um segundo da campeã alemã (01:25.39), e conseguiu nestes Jogos consagrar dois triatletas com duas medalhas, o ouro e bronze de Yee, e os dois bronzes de Potter.

Em masculinos, ao ouro de Yee juntou-se a prata do neozelandês Hayden Wilden, que tal como o britânico já tinha sido medalhado em Tóquio-2020 (bronze), e o bronze do francês Leo Bergere.

A França destacou-se em femininos, variante na qual Cassandre Beaugrand, que fez parte da equipa que venceu o bronze na estafeta em Tóquio, conseguiu, desta vez, sagrar-se campeã olímpica.

Beaugrand venceu a competição que estreou o triatlo em Paris, com menos seis segundos do que a suíça Julie Derron (prata) e 15 face a Beth Potter (bronze).

A modalidade trouxe honra e diplomas a triatletas portugueses: primeiro com o quinto e sexto lugares de Vasco Vilaça e Ricardo Batista, estreantes em Jogos Olímpicos, e já esta segunda-feira com o quinto lugar na estafeta mista, de Ricardo Batista, Melanie Santos, Vasco Vilaça e Maria Tomé.

Na prova masculina, Vasco Vilaça tinha imitado o quinto lugar de João Pereira no Rio2016, o que são as duas melhores classificações de Portugal no triatlo em Jogos Olímpicos. Em femininos, Maria Tomé e Melanie Santos foram 11.ª e 45.ª, respetivamente.