Paris-2024: Allyson Felix entra para o Comité Olímpico Internacional
Aposentada desde o final dos Campeonatos do Mundo de 2022, a antiga velocista de 38 anos ainda tem de fazer o juramento olímpico, depois de os membros do COI terem confirmado a sua eleição para a Comissão de Atletas por oito anos, até aos Jogos de 2032, em Brisbane.
O californiano, 14 vezes campeão do mundo, foi um dos quatro representantes escolhidos entre 29 candidatos por 6.576 participantes nos Jogos Olímpicos de Paris, distribuídos pelas vilas olímpicas de Paris, Châteauroux, Lille, Marselha e Taiti - uma afluência de 61,96%, segundo o COI.
Ao seu lado estão a australiana Jessica Fox, tricampeã olímpica de canoagem-caiaque (incluindo os dois títulos de K1 slalom e C1 slalom em Paris), a ginasta alemã Kim Bui e o tenista neozelandês Marcus Daniell, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.
A Comissão de Atletas foi fundamental para alterar as regras que proíbem as declarações políticas dos participantes nos Jogos Olímpicos de 2021, restringindo-as ao campo e ao pódio e abrindo espaços de liberdade de expressão nas conferências de imprensa e nas redes sociais.
A Comissão de Atletas é composta por um máximo de 23 membros, 12 dos quais são eleitos diretamente pelos atletas durante os Jogos Olímpicos de verão e de inverno, e "até 11 nomeados para assegurar uma representação equilibrada de géneros, regiões e desportos", segundo o COI.
O anterior escrutínio, realizado durante os Jogos Olímpicos de Pequim em 2022, trouxe para o COI o antigo biatleta francês Martin Fourcade, cinco vezes campeão olímpico, e a antiga esquiadora sueca Frida Hansdotter.