Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Anéis olímpicos já pendurados na Torre Eiffel

Torre Eiffel com as cores olímpicas
Torre Eiffel com as cores olímpicasAFP
A menos de cinquenta dias dos Jogos Olímpicos de Paris, os anéis olímpicos foram pendurados na Torre Eiffel na quinta-feira à noite, utilizando várias gruas e uma equipa de técnicos de acesso por corda.

As trinta toneladas de aço, fabricadas pela Arcelor Mittal, chegaram em peças e foram montadas esta semana, antes de serem içadas durante a noite, entre o primeiro e o segundo andares do emblemático monumento parisiense.

Estes anéis, com 29 metros de comprimento e 13 metros de altura, serão iluminados de branco todas as noites e incluem 100.000 LED, explicou esta semana o comité organizador dos Jogos Olímpicos.

Estes anéis estão fixados nas partes mais robustas da Torre Eiffel, explicou à imprensa Alain Dumas, diretor técnico da empresa que explora a Torre Eiffel. Cerca de quinze técnicos de acesso por corda participaram na operação de suspensão, juntamente com vários guindastes.

Pierre Engel, engenheiro da Arcelor-Mittal, explicou que foram efetuados testes e estudos durante vários meses para garantir o sucesso da operação.

"Será uma das imagens dos Jogos", previu Thierry Reboul, Diretor de Eventos e Cerimónias do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris, referindo-se aos cinco anéis, cada um com nove metros de diâmetro, que se debruçarão sobre o Trocadero.

Na manhã de quarta-feira, os anéis olímpicos foram também içados no frontão da Arena Paris La Défense, em Nanterre (Hauts-de-Seine), onde se realizarão as provas olímpicas de natação.

Esta é a única instalação a ter os anéis, para além dos anéis da piscina Georges-Vallerey em Paris, palco dos Jogos Olímpicos de 1924 e local de treino este verão.