Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: As seis datas-chave dos Jogos Paraolímpicos

Jogos Paraolímpicos de Paris-2024 em seis datas-chave
Jogos Paraolímpicos de Paris-2024 em seis datas-chaveGetty Images via AFP
Desde a cerimónia de abertura na Praça da Concórdia até à estafeta em Los Angeles, os Jogos Paralímpicos terão lugar em Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro.

Eis seis datas-chave do evento:

28 de agosto: cerimónia no coração de Paris

Um mês após a espetacular cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos no rio Sena, todas as atenções voltam-se agora para a Place de la Concorde, para a cerimónia dos Jogos Paraolímpicos, também concebida pelo diretor artístico francês Thomas Jolly, no coração da cidade.

O sueco Alexander Ekman foi escolhido como coreógrafo de um evento que contará com 150 bailarinos.

"Será um espetáculo muito empenhado, com a dança ao serviço de uma forte mensagem de inclusão", declarou o presidente do comité organizador, Tony Estanguet, em meados de julho.

Os Campos Elísios serão o palco do desfile de cerca de 180 delegações.

29 de agosto: primeiras provas, primeiras medalhas

Ciclismo de pista, natação, taekwondo e ténis de mesa. As provas começam e as primeiras medalhas serão atribuídas a 29 de agosto.

Esse dia marcará também o início de alguns desportos coletivos, com o râguebi, o basquetebol em cadeira de rodas e o voleibol sentado.

Os curiosos poderão também descobrir o boccia (semelhante à petanca) e o goalball (desporto coletivo com bola), duas modalidades sem equivalente claro nos Jogos Olímpicos.

30 de agosto: atletismo regressa ao Stade de France

Após as últimas provas de atletismo dos Jogos Olímpicos, no sábado, 10 de agosto, os concorrentes paraolímpicos de atletismo vão disputar as suas provas na pista roxa, de 30 de agosto a 7 de setembro. No primeiro dia, o programa inclui já catorze finais, com várias provas de lançamento, os 5000 metros, o salto em comprimento e as primeiras finais dos 100 metros.

O Stade de France acolherá assim vários atletas paraolímpicos internacionais de renome, como o campeão suíço de corrida em cadeira de rodas, Marcel Hug, o alemão Markus Rehm, a neerlandesa Fleur Jong no salto em comprimento e o tunisino Raoua Tlili no lançamento do peso.

1 de setembro: triatlo regressa ao Sena

Tal como nos Jogos Olímpicos, as provas de paratriatlo masculino (1 de setembro) e feminino (2 de setembro) realizar-se-ão parcialmente no rio Sena. A qualidade da água será, por conseguinte, objeto de um novo controlo.

Há um ano, durante uma competição experimental, os níveis de poluição obrigaram a transformar o triatlo num duatlo e vários atletas olímpicos tiveram problemas de saúde suspeitos, alguns dias depois de terem nadado no Sena.

7 de setembro: penúltimo dia de competição

No último sábado de competição, realizar-se-ão as finais de 13 disciplinas. O futebol adaptado (para deficientes visuais) terminará no sopé da Torre Eiffel, tal como a esgrima em cadeira de rodas no Grand Palais e a esgrima paraequestre em Versalhes. Todos os locais já presentes nos Jogos Olímpicos.

8 de setembro: "Au revoir" Paris, "Hello" Los Angeles

O basquetebol em cadeira de rodas coroará a sua campeã feminina. As últimas medalhas serão distribuídas nos equivalentes paraolímpicos do halterofilismo e da canoagem, enquanto a maratona decorrerá de manhã, entre o norte de Paris e a esplanada dos Inválidos.

À noite, um espetáculo no Stade de France encerrará definitivamente os Jogos e Paris-2024 passará a ser uma memória. Começará o ciclo que conduzirá a Los Angeles-2028.