Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Associação Internacional de Boxe decide premiar italiana eliminada por Imane Khelif

Angela Carini no centro da polémica
Angela Carini no centro da polémicaIBA
Em rota de colisão com o Comité Olímpico Internacional, que lhe retirou a organização da prova em Paris-2024, a Associação Internacional de Boxe (IBA) decidiu atiçar ainda mais a polémica. Pagou o prémio destinado aos campeões olímpicos a Angela Carini.

Continua fora de controlo a polémica relativa a Imane Khelif. Na noite de sexta-feira, IBA anunciou que vai pagar o prémio monetário destinado aos campeões olímpicos à italiana Angela Carini.

A transalpina desistiu do combate com Khelif na primeira ronda do torneio olímpico de boxe e lançou dúvidas quanto ao género da argelina. Agora, vai receber um prémio de 50 mil dólares (45 mil euros), sendo que o treinador e a federação italiana vão receber 25 mil dólares (22 mil euros) cada.

Não consegui olhar para as lágrimas. Não fico indiferente a estas situações e posso assegurar que vamos proteger todos os pugilistas. Não percebo porque querem acabar com o pugilismo feminino. Só atletas autorizadas é que deviam estar no ringue”, explicou o russo Umar Kremlev, presidente da IBA.

De resto, Sitora Turdibekova, do Uzbequistão, também deverá ter semelhante compensação, depois de ter sido eliminada por Lin Yu-ting, outra atleta que foi considerada inelegível pela IBA em 2023.

Pedido de desculpas

Entretanto, ao ver a polémica alastrar-se nas redes sociais, Angela Carini veio a público pedir desculpas a Imane Khelif.

Toda esta controvérsia deixa-me triste. Peço desculpa à minha adversária. Se o Comité Olímpico disse que ela pode lutar, eu respeito a decisão”, explicou à Gazzetta dello Sport, reconhecendo que não esteve bem ao recusar-se cumprimentar a adversária: “Não o devia ter feito. Tenho de pedir desculpa a toda a gente, estava frustrada porque o meu sonho olímpico tinha acabado”

O que se sabe sobre a polémica que tem afetado o boxe olímpico