Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Britânica Dujardin quer fazer história com a sétima medalha de hipismo

Charlotte Dujardin no seu cavalo
Charlotte Dujardin no seu cavaloReuters
Charlotte Dujardin (39 anos) pode tornar-se a atleta olímpica mais condecorada da Grã-Bretanha, se ganhar a sétima medalha em Paris, e a cavaleira de dressage diz que quer inspirar a sua filha bebé.

Dujardin conquistou o ouro nas provas individuais e por equipas com Valegro, em Londres-2012, e ganhou a prata por equipas e o ouro individual nos Jogos do Rio, competindo nos seus quartos Jogos Olímpicos a partir de sexta-feira.

Dujardin também ganhou duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e uma medalha de qualquer cor em Paris ultrapassaria a da ciclista reformada Laura Kenny, que também tem seis medalhas olímpicas.

"Para ser sincera, não estou a pensar em bater o recorde em Paris. Vou competir e dar o meu melhor", disse Dujardin à Reuters.

"Vão ser uns Jogos Olímpicos muito diferentes, agora que sou mãe. Acho que, obviamente, se isso acontecer, será um grande feito. Sinto-me muito orgulhosa como mãe. Espero que um dia, quando ela (a filha Isabella) for um pouco mais velha e o que quer que ela queira fazer na vida, seja cavalos ou outro desporto, eu a possa inspirar e fazê-la perceber o trabalho árduo que é e o que é preciso para poder ir a uns Jogos Olímpicos", acrescentou.

Depois de ter ganho o ouro por equipas nos Campeonatos da Europa em setembro passado, após ter dado à luz Isabella em março de 2023, Dujardin disse que está de volta ao ritmo.

"É sempre uma preocupação ter de passar um tempo fora, voltar a treinar e pensar: 'Será que ainda consigo?'", disse numa entrevista telefónica, após o anúncio da equipa britânica.

"Pensei: 'Sim, ainda consigo, ainda consigo ter todos os sentimentos que tinha antes'", acrescentou.

Dujardin, que ocupa o quarto lugar na classificação mundial de dressage da Federação Equestre Internacional (FEI), vai montar Imhotep, um cavalo castrado de 11 anos - conhecido como Pete nos estábulos - em Paris.

"Pete é um cavalo muito entusiasta e é desse tipo de cavalo que eu gosto", disse.

"Aos nove anos, Pete participou nos Jogos Equestres Mundiais, aos 10 anos participou no Campeonato da Europa e aos 11 anos está a participar nos Jogos Olímpicos. Isso só mostra como ele é inteligente e talentoso", explicou.

A competição de dressage começa a 20 de julho, no Chateau de Versailles. Dujardin competirá nas provas por equipas ao lado dos seus companheiros de equipa vencedores do Campeonato da Europa, Carl Hester e Charlotte Fry.