Paris-2024: Carrington leva quatro neozelandeses à medalha de ouro no caiaque, Alemanha vence a prova masculina
A Alemanha ficou em segundo lugar e a Hungria em terceiro, mas foram as neozelandesas que triunfaram, com Lisa Carrington, a atleta olímpica mais bem-sucedida de todos os tempos do seu país, a dar uma palmada no casco depois de cruzarem a linha de chegada em primeiro lugar, após uma dura batalha.
Conhecida como "a melhor de todos os tempos", Carrington e a sua equipa tiveram de se esforçar muito numa corrida emocionante para manter os alemães à distância.
A tripulação neozelandesa arrancou rapidamente e estava à frente a meio da prova, mas as alemãs assumiram por breves instantes a liderança, apenas para Carrington, no banco da frente do barco, aumentar o ritmo num sprint frenético nos últimos 100 metros e arrebatar o ouro com um tempo de 1:32.20, 0,62 segundos mais rápido do que as alemãs.
"Esta prova é muito especial - fazê-lo com estas raparigas, a quantidade de trabalho que todas nós dedicámos, é muito especial", disse Carrington, muito entusiasmada.
"Nunca se sabe qual vai ser o resultado final quando nos alinhamos e acho que é por isso que o desporto é tão emocionante. É um privilégio estar lá fora com as melhores do mundo e elas fazem sobressair o melhor de nós", acrescentou.
Na última corrida para atribuição de medalhas do dia, a equipa alemã de caiaques de quatro elementos venceu a Austrália por quatro centésimos de segundo, conquistando o ouro na corrida de 500 metros da final, com a Espanha a conquistar o bronze.
Os chineses Liu Hao e Ji Bowen iniciaram o desfile de medalhas no início da tarde, vencendo a canoa dupla masculina com o tempo de 1:39.48.
Num final apertado, a Itália ficou em segundo lugar para conquistar a medalha de prata, com a Espanha a terminar um décimo de segundo atrás para conquistar o bronze, num final confuso que viu a equipa húngara ser nomeada entre os medalhados antes de cair para a sexta posição.
Depois de duas medalhas de prata em Tóquio, a chinesa Liu ficou muito satisfeita por ter finalmente conquistado uma medalha de ouro olímpica.
"Significa muito para mim e é muito importante para o país também, é uma compensação pelo que fiz no passado", disse Liu.