Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: China aproveita ausência da Rússia e faz o pleno na natação artística

A rotina de Liuyi Wang e Qianyi Wang
A rotina de Liuyi Wang e Qianyi Wang AFP
A China pôs fim, nos Jogos Paris-2024, ao domínio da ausente Rússia nas provas de natação artística, que durava desde os Jogos Olímpicos Sydney-2000, arrecadando os dois ouros em disputa.

Depois de três pratas consecutivas na prova de equipas, as chinesas impuseram-se em toda a linha na competição coletiva, vencendo os três exercícios, cujo somatório dita a pontuação final: acrobático, técnico e livre.

As chinesas totalizaram 996,1389 pontos, deixando os Estados Unidos, que não conquistavam uma medalha coletiva desde Atenas-2004, a 81,7968 pontos, com a prata, e a Espanha, a 95,4070, com o bronze, naquela que foi a primeira subida ao pódio desde Londres-2012.

Na prova de duetos, as chinesas voltaram a arrecadar o ouro, com as gémeas Liuyi Wang e Qianyi Wang a imporem-se após os exercícios de dueto técnico e dueto artístico, com um total de 566,4783 pontos.

Partilharam o pódio com a China, que tinha sido prata há três anos, em Tóquio-2020, atrás do Comité Olímpico da Rússia, os dueto da Grã-Bretanha (558,5367) e dos Países baixos (558,3963), medalhas de prata e bronze, respetivamente.

A classificação final
A classificação finalFlashscore

Mesmo ausente da competição, devido à exclusão imposta pela invasão militar à Ucrânia, a Rússia continua a dominar confortavelmente o medalheiro da natação artística, conhecida como natação sincronizada até 2017, que integra o programa olímpico desde Los Angeles1984.

Contabilizadas as provas de solo, que foram disputadas até Barcelona-1992, equipas e duetos, as duas do programa atual, a Rússia soma 10 medalhas de ouro, seguida dos Estados Unidos com cinco, e do Canadá, com três.

Apesar de em 2022, a Federação Internacional de Natação (FINA), atual World Aquatics (WA), ter anunciado que os homens poderiam competir na prova olímpica por equipas, até um máximo de dois por cada equipa de oito, os Jogos Paris2024 não ficaram para a história neste capítulo, pois não contaram com qualquer participante do sexo masculino.

Quadro de medalhas da natação artística:

Duetos:

Ouro: China (Liuyi Wang/ Qianyi Wang).

Prata: Grã-Bretanha (Kate Shortman/ Isabelle Thorpe).

Bronze: Países Baixos (Bregje De Brouwer/ Noortje De Brouwer).

Equipas:

Ouro: China.

Prata: Estados Unidos.

Bronze: Espanha