Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: China conquista primeiro ouro na natação sincronizada com grande vantagem sobre os EUA

Reuters
A reação das atletas chinesas perante o resultado final
A reação das atletas chinesas perante o resultado finalReuters
A China conquistou a sua primeira medalha de ouro em natação sincronizada nos Jogos Olímpicos de Paris, depois de uma animada prova da equipa acrobática que impressionou os juízes e produziu uma pontuação total muito superior à dos Estados Unidos, que ficaram com a prata.

A Rússia, a força dominante na natação artística, foi excluída dos Jogos e, na sua ausência, a China ganhou o ouro, os Estados Unidos a prata e a Espanha a medalha de bronze na prova de equipa acrobática.

Vestindo fatos de banho com lantejoulas vermelhas, a equipa chinesa lançou uma nadadora para o ar, arrancando aplausos do público enquanto esta dava cambalhotas na água.

O tema da coreografia acrobática da China foi "Luz da Vida" e a música serviu de pano de fundo para a atuação, com a cantora a entoar cânticos durante partes da canção.

Paris marca a primeira vez que a rotina acrobática, que envolve saltos complexos, cambalhotas e lançamentos, foi introduzida na natação artística olímpica.

As medalhas da natação sincronizada
As medalhas da natação sincronizadaFlashscore

Os EUA apresentaram uma coreografia etérea com o tema "as feiticeiras", conquistando a sua primeira medalha por equipas desde os Jogos de Atenas em 2004.

A China obteve um total de 996,1389 pontos, os EUA 81,7968 com 914,3421 e a Espanha em terceiro com 900,7319.

A China, que era a favorita para ganhar o título na preparação para Paris, tem uma oportunidade de ganhar outro ouro quando o dueto de natação artística começar na sexta-feira.

As equipas da Rússia e da Bielorrússia foram proibidas de participar nos Jogos devido à invasão da Ucrânia por Moscovo, em fevereiro de 2022.