Paris-2024: Comité Organizador saúda “eficácia” na resposta a atentado frustrado

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Comité Organizador saúda “eficácia” na resposta a atentado frustrado

Ministro do Interior garante que este foi o primeiro ataque contra os Jogos Olímpicos
Ministro do Interior garante que este foi o primeiro ataque contra os Jogos OlímpicosProfimedia
O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Paris2024 saudou hoje a “eficácia” e a “mobilização excecional” das forças de segurança e inteligência de França, que detiveram um suspeito de preparar um atentado durante o evento.

Fomos informados da detenção de uma pessoa suspeita de querer cometer um atentado em Saint-Étienne. Saudamos a eficiência dos serviços e a sua excecional mobilização para garantir a segurança dos Jogos”, afirmou o Comité Organizador, em comunicado.

Segundo os organizadores de Paris-2024, “a segurança é a prioridade número um” para o evento, que arranca em 26 de julho na capital francesa, bem como várias outras cidades.

Uma delas é Saint-Étienne, que receberá jogos do torneio de futebol e na qual um jovem de 18 anos preparava um ataque terrorista, segundo anunciou esta sexta-feira o Ministério do Interior.

A intenção deste jovem era atacar os espetadores do estádio Geoffroy Guichard, bem como os agentes policiais destacados no recinto, e morrer durante a sua ação, afirmou o ministério em comunicado.

A detenção ocorreu em Saint-Étienne no dia 22 de maio e o jovem está agora em prisão preventiva, tendo sido acusado no dia 26.

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, destacou no comunicado que este é o primeiro ataque contra os Jogos Olímpicos que foi frustrado. Mas os serviços secretos já impediram outros 50 em França desde 2017.

Até agora, a mensagem das autoridades francesas era a de que não tinha sido detetada nenhuma ameaça terrorista específica contra os Jogos Olímpicos Paris-2024, que irão decorrer entre 26 de julho e 12 de agosto.

No entanto, a polícia deteve pelo menos 78 pessoas que tentaram perturbar a passagem da chama olímpica, que aterrou em França no dia 08 de maio, em Marselha.