Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Eslovena Janja Garnbret repete ouro olímpico na escalada desportiva

Janja Garnbret celebra conquista olímpica
Janja Garnbret celebra conquista olímpicaAFP
A eslovena Janja Garnbret sagrou-se este sábado campeã olímpica de escalada desportiva em Paris-2024, repetindo o feito alcançado em Tóquio-2020, com a norte-americana Brooke Raboutou a ficar com a prata e a austríaca Jessica Pilz com o bronze.

Garnbret, de 25 anos, ganhou a prova combinada com 84,4 pontos no boulder e 84,1 pontos no lead, obtendo um total de 168,5 pontos, à frente da sua grande amiga Raboutou (156), que obteve a primeira medalha olímpica de escalada da seleção feminina dos Estados Unidos, e de Pilz (147,4).

Em Le Bourget, nos arredores e Paris, a eslovena defendeu com mestria o ouro que conquistou no Japão, há três anos (2021), na estreia olímpica da escalada desportiva.

"Este era o nosso desejo. Este foi o nosso pacto, subirmos juntas ao pódio olímpico. Ela passou por muita coisa. E estou muito feliz por ela ter conseguido", realçou a campeã olímpica, enquanto Raboutou, que treinou para os Jogos com Garnbret na Eslovénia, disse que a prata foi ainda mais especial por causa das suas ligações familiares a França.

Aleksandra Miroslaw, da Polónia, conquistou o ouro feminino na prova de velocidade na quarta-feira, seguida pela chinesa Deng Likuan e pela também polaca Aleksandra Kalucka.

No quadro masculino, o britânico Toby Roberts ganhou a prova combinada na sexta-feira, com o japonês Anraku Sorato no segundo posto e o austríaco Jakob Shubert em terceiro.

Já em velocidade, na final disputada na quinta-feira, o título olímpico foi para o indonésio Veddriq Leonardo, com o chinês Wu Peng em segundo e o norte-americano Sam Watson no terceiro lugar.

Em Tóquio-2020, a escalada combinada foi emparelhada com a prova de velocidade, e apenas uma medalha de ouro foi concedida no masculino e feminino.

Na altura, o espanhol Alberto Ginés López foi o campeão olímpico, enquanto Garnbret, oito vezes campeã mundial, e que esteve afastada da competição durante um longo período, em 2023, depois de ter partido um dedo do pé, venceu entre as mulheres a prova de Tóquio-2020.

Escalada desportiva (fem):

OURO: Janja Garnbret (SLO).

PRATA: Brooke Raboutou (EUA).

BRONZE: Jessica Pilz (AUS).

Escalada desportiva (masc):

OURO: Toby Roberts (GB).

PRATA: Anraku Sorato (JAP).

BRONZE: Jakob Shubert (AUS).

Escalada velocidade (fem):

OURO: Aleksandra Miroslaw (POL).

PRATA: Deng Likuan (CHI).

BRONZE: Aleksandra Kalucka (POL).

Escalada velocidade (masc):

OURO: Veddriq Leonardo (IND).

PRATA: Wu Peng (CHI).

BRONZE: Sam Watson (EUA).