Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Favour Ofili diz que os responsáveis da Nigéria não a inscreveram nos 100 metros

Ofili vai continuar a competir nos 200 metros femininos e na estafeta 4x100
Ofili vai continuar a competir nos 200 metros femininos e na estafeta 4x100Reuters
A nigeriana Favour Ofili (21 anos) não vai competir nos 100 metros femininos nos Jogos de Paris depois de a federação de atletismo do país e o comité organizador olímpico não a terem inscrito na prova, disse a velocista.

Ofili foi inscrita nos 200 metros femininos e na estafeta 4x100 na quarta-feira, mas a medalhista de prata dos Jogos da Commonwealth de 2022 disse numa publicação nas redes sociais, na terça-feira, que não estava inscrita no sprint individual mais curto.

"É com grande pesar que acabo de ser informada que não vou competir nos 100 metros nos Jogos Olímpicos", escreveu na rede social X.

"Qualifiquei-me, mas a AFN (Federação de Atletismo da Nigéria) e o NOC (Comité Olímpico Nacional) não me inscreveram. Trabalhei durante 4 anos para ganhar esta oportunidade. Para quê?", questionou.

O melhor tempo de Ofili nos 100 metros esta época, 11,06 segundos, é o 45.º mais rápido do mundo, enquanto o seu tempo nos 200 metros, 22,33, a coloca em 20.º lugar no mundo.

"O NOC não a inscreveu nos 100 metros para os Jogos Olímpicos", disse à Reuters o seu treinador, Dennis Shaver, da Universidade do Estado do Louisiana. "Ela estava qualificada e preparada para competir. É muito simples. Infelizmente, a World Athletics negou-lhe a inscrição tardia".

Nem a Federação de Atletismo da Nigéria (AFN) nem o Comité Olímpico da Nigéria responderam de imediato a pedidos de comentário.

"Se os responsáveis não forem responsabilizados por me tirar essa oportunidade, nenhuma organização pode ser confiável no futuro", escreveu no Instagram.

"O próximo é nos 200 metros. Espero ser inscrita".