Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: França investiga ameaças de morte enviadas a atletas israelitas

Adeptos israelitas à porta do Parque dos Príncipes
Adeptos israelitas à porta do Parque dos PríncipesReuters
A polícia francesa abriu uma investigação sobre as ameaças de morte recebidas por três atletas israelitas nos Jogos Olímpicos de Paris, informou o Ministério Público de Paris.

Os agentes anti-cibercrime estão também a investigar a divulgação de dados pessoais dos atletas nas redes sociais, na sexta-feira, e a tentar removê-los, segundo um comunicado do Ministério Público.

Na quinta-feira, a Direção Nacional do Ciberespaço de Israel afirmou que, após uma investigação, tinha chegado à conclusão de que piratas informáticos iranianos estavam a criar canais nas redes sociais para publicar informações pessoais sobre os membros da delegação israelita e a enviar-lhes mensagens ameaçadoras.

No mesmo dia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel avisou o seu homólogo francês de um potencial plano apoiado pelo Irão para atingir atletas e turistas israelitas durante os Jogos Olímpicos de Paris.

A missão iraniana junto das Nações Unidas declarou em comunicado na quinta-feira: "Os atos terroristas não têm lugar nos princípios dos grupos de resistência; a mentira e o engano não podem trocar os papéis do queixoso e do acusado".

Os atletas israelitas nos Jogos estão a ser escoltados, de e para os eventos, por unidades táticas de elite e recebem proteção 24 horas por dia durante os Jogos Olímpicos, segundo as autoridades. O serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, está a ajudar na segurança.

"Apoio total às medidas que estão a ser tomadas pelas autoridades francesas", disse uma fonte diplomática israelita.

"Isto envia uma mensagem importante aos indivíduos e organizações que tentam ameaçar os atletas", acrescentou a fonte.