Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Jogador de hóquei de campo australiano suspenso depois de tentar comprar cocaína

Tom Craig nos Jogos de Paris-2024.
Tom Craig nos Jogos de Paris-2024.DIRK WAEMBELGA MAG/ Belga via AFP
O jogador de hóquei de campo australiano Tom Craig foi suspenso por 12 meses depois de ter sido detido durante os Jogos Olímpicos de Paris-2024, no mês passado, por suspeita de ter comprado cocaína, anunciou a Hockey Australia na quarta-feira.

Craig terá de cumprir pelo menos metade da suspensão, que teve início a 9 de setembro, sendo os restantes seis meses suspensos se cumprir os requisitos de boa conduta, de acordo com um comunicado da Federação Australiana de Hóquei em Campo.

O jogador de 29 anos foi libertado sem qualquer acusação, mas recebeu uma advertência de um juiz depois de a polícia francesa o ter detido por alegadamente ter tentado comprar cocaína em Paris, alguns dias depois da derrota da Austrália por 2-0 nos quartos de final contra os Países Baixos, que viria a vencer a competição.

O médio "é obrigado a submeter-se a programas obrigatórios de formação e educação como parte da sua sanção", refere o comunicado.

"Tom teve acesso a todos os serviços de apoio ao atleta como parte do nosso programa e continuará a tê-lo durante a sua suspensão. O seu bem-estar continua a ser a nossa prioridade", acrescenta o comunicado.

Apesar desta sanção, o jogador, que atua nos Países Baixos, poderá fazer parte da seleção australiana para os jogos internacionais de 2025, que será anunciada no final do ano.

Craig admitiu ter "cometido um erro terrível" após a sua libertação e pediu desculpa à sua família, amigos, colegas de equipa e à equipa olímpica australiana.

"Envergonhei-vos a todos e estou verdadeiramente arrependido", afirmou.

Anna Meares, chefe de missão da equipa australiana em Paris, disse que Craig era "uma boa pessoa que tomou uma má decisão".

Craig fez a sua estreia internacional em 2014 e já jogou mais de 100 vezes pela Austrália. Fez parte da equipa que ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, derrotada na final pela Bélgica.