Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Joris Daudet bate Sylvain André e Romain Mahieu, um hat-trick francês no BMX

Joris Daudet, Sylvain André e Romain Mahie no pleno francês no BMX
Joris Daudet, Sylvain André e Romain Mahie no pleno francês no BMXAFP
Três pilotos franceses participaram na final masculina de BMX Racing e os três terminaram no pódio, com Joris Daudet a conquistar - finalmente - o título, à frente de Sylvain André e Romain Mahieu.

Incrivelmente, o BMX Racing masculino francês nunca tinha ganho uma medalha olímpica desde que a modalidade foi acrescentada ao programa em 2008. É uma heresia, uma vez que os três franceses participantes - Joris Daudet (2011, 2016, 2024), Romain Mahieu (2023) e Sylvain André (2018) - foram todos campeões do mundo.

Melhor ainda, eles esmagaram totalmente as eliminatórias e as meias-finais. Cada uma das mangas disputadas no percurso de Saint-Quentin-en-Yvelines foi ganha por um francês. E quando um azul terminava em segundo lugar, era atrás de outro azul. Assim, quando chegou a final, não havia necessidade de especificar os favoritos.

Mas havia alguns pontos duvidosos. Em primeiro lugar, o facto de a final ser uma ronda em seco, com todos os perigos que isso implica, sendo o BMX Racing uma disciplina propensa a quedas e derrapagens. Mas também - e talvez sobretudo - lembrar que estes três Mosqueteiros já tinham participado na final em Tóquio e nenhum deles tinha conseguido subir à box.

Mas não desta vez. Logo na primeira curva, três elementos da equipa francesa estavam na liderança. Joris Daudet assumiu o primeiro lugar, aumentando a sua vantagem a cada curva, e atrás dele, Sylvain André garantiu o segundo lugar. Romain Mahieu teve de lutar muito, mas manteve o terceiro lugar e confirmou uma tripla histórica.

E Joris Daudet foi finalmente coroado campeão. Sem sorte em Tóquio, o veterano figura de proa da disciplina alcançou finalmente o Santo Graal, o título olímpico depois de três títulos mundiais. E um hat-trick de títulos em Jogos Olímpicos de verão sem precedentes nos últimos tempos (o skicross fê-lo nos Jogos Olímpicos de inverno em 2014).

É uma demonstração do domínio francês numa disciplina espetacular, que rendeu dividendos em termos de qualidade durante estes Jogos Olímpicos.

As medalhas no BMX
As medalhas no BMXFlashscore