Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Prata em Tóquio, Oleksandr Khyzhniak torna-se campeão olímpico em -80kg

AFP
Oleksandr Khyzhniak conquistou o ouro em Paris
Oleksandr Khyzhniak conquistou o ouro em ParisAFP
A Ucrânia conquistou a sua terceira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, esta quarta-feira, graças à vitória de Oleksandr Khyzhniak na final do torneio olímpico de -80kg em Roland Garros. Está invicto desde que perdeu a final em Tóquio.

Recorde aqui o combate

Oleksandr Khyzhniak venceu por decisão dividida o uzbeque Nurbek Oralbay e conquistou o ouro, três anos depois da medalha de prata em Tóquio.

No Japão, Khyzhniak foi derrotado pelo seu adversário na final, o brasileiro Hebert Conceição, mas desde então nunca mais sofreu qualquer derrota.

No caminho para o seu título olímpico, o ucraniano venceu quatro combates, incluindo uma vitória por pontos sobre o bicampeão olímpico cubano Arlen López nas meias-finais.

Quando os juízes anunciaram o seu veredito, Khyzhniak caiu de joelhos no ringue.

Esta é a terceira medalha de ouro da Ucrânia desde o início dos Jogos, depois de Yaroslava Mahuchikh no salto em altura e da equipa feminina de sabre.

No domingo, Mahuchikh dedicou o seu título olímpico aos cerca de 500 atletas e treinadores mortos desde que a Rússia invadiu o seu país no início de 2022.

Nascido numa família de pugilistas, Khyzhniak é natural de Poltava, no centro da Ucrânia.

Ouro para a Ucrânia, prata para o Uzbequistão
Ouro para a Ucrânia, prata para o UzbequistãoFlashcore