Paris-2024: Presidente da Federação de Ciclismo classifica medalha de ouro como "momento mágico"
"Hoje (sábado) foi um momento absolutamente mágico, único, memorável. Para quem gosta de ciclismo de pista, para quem aprecia esta especialidade, tivemos hoje um momento de enorme mérito da nossa dupla, que foi campeã olímpica de madison", disse o dirigente, em Saint-Quentin-en-Yvelines, poucos momentos depois de a dupla ter assegurado o ouro olímpico, o primeiro para Portugal em Paris-2024.
Delmino Pereira, antigo corredor de ciclismo de estrada, enalteceu a forma como os dois atletas foram para a pista e abordaram a corrida.
"Pela sua organização, forma e capacidade física que têm neste momento, mas também pela atitude, correram para ganhar, não para um resultado secundário, correram para vencer e foram premiados com a vitória", sublinhou.
O presidente da FPC aproveitou o momento para, não só felicitar os dois ciclistas, mas também o selecionador, Gabriel Mendes, "a tripla mágica deste sucesso", realçando ainda toda uma comunidade que apoia o ciclismo de pista, como a FPC, o Comité Olímpico de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, além das várias pessoas que foram pioneiras na implementação da pista em Portugal.
Delmino Pereira destacou ainda que há já muitos jovens que começam a querer praticar o ciclismo de pista e que estão a aparecer, entre os quais o próprio Iúri Leitão, tendo ainda mostrado satisfação por a sua modalidade ser a primeira a conquistar um ouro além do atletismo.
"Para nós, ao ganharmos uma medalha demonstrámos que não é só o atletismo a vencer, mas não é essa a razão, é podermos mostrar que todos poderão conseguir fazer e atingir resultados de excelência em quaisquer Jogos Olímpicos", sublinhou.