Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Primeiro passo está dado, mas Fernando Pimenta ainda vai rever prova

Fernando Pimenta qualificou-se diretamente para as meias-finais
Fernando Pimenta qualificou-se diretamente para as meias-finaisLUSA
O canoísta português Fernando Pimenta mostrou-se esta quarta-feira satisfeito com a gestão que fez da prova de K1 1.000 metros dos Jogos Olímpicos Paris-2024, mas admitiu que ainda vai rever com o treinador a prestação na eliminatória.

"Apesar de ter conseguido vencer, as sensações foram um bocado esquisitas. Tenho ainda de rever a prova com o meu treinador e ver o que é que ele diz. Acho que consegui fazer uma boa gestão de prova, senti que ainda havia mais qualquer coisinha para dar. O primeiro passo está dado, a primeira competição está feita, já me safei de fazer uma semifinal, o que é bastante bom também", declarou no final o canoísta limiano, que procura em Paris conquistar uma terceira medalha olímpica.

Campeão do mundo da distância em 2023, Fernando Pimenta, 34 anos, qualificou-se hoje diretamente para as meias-finais dos K1 1.000 metros, no entanto, houve alguns pormenores que o deixaram ligeiramente preocupado.

"Senti a água bastante mexida e houve ali uma fase, se calhar porque vinha a tentar controlar, que me vinha a desequilibrar um bocadito, parecia que tinha uma ondulação um bocado esquisita. Mas a canoagem é assim mesmo, um desporto ao ar livre, por isso, temos é de nos focar na nossa competição", revelou o atleta do Benfica, medalha de prata com Emanuel Silva em Londres2012, em K2 1.000 metros, e de bronze em Tóquio2020, em K1 1.000 metros.

Conquistado o primeiro objetivo, Fernando Pimenta pensa já nas meias-finais de sábado: "Agora, é descansar, recuperar, fazer mais uns treininhos, para, no sábado, me sentir em condições e bem para lutar por um lugar na final A".

Em relação à pista, o canoísta teceu diversos elogios, pela sua beleza, cor da água e sítio, mas manifestou alguma preocupação com o surgimento de algumas algas.

"Não é limpa, infelizmente, e terá mexido um bocado comigo. Tive que alterar o leme, que colocar uma quilha na parte da frente do leme para não apanhar algas. De vez em quando já me cruzei com algas soltas, não são muitas, mas o melhor é não correr qualquer tipo de risco. Tento zelar pelos meus interesses e agora é continuar a adaptar-me a essa quilha, acaba por prender um bocadinho mais o caiaque, e agora é dar o meu melhor", confessou.

Fernando Pimenta, que, além da terceira medalha olímpica, procura a primeira de ouro, cumpriu a prova em 3.29,76 minutos, numas eliminatórias em que os dois primeiros seguiram para as meias-finais e os restantes para os 'quartos'.

As meias-finais de K1 1.000 metros estão marcadas para sábado, pelas 11:10 locais (10:10 em Lisboa), tal como a final principal, que se realiza pelas 13:20 (12:20).