Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Prova de surf vai ser no Taiti, mas com estrutura mais pequena

Jack Robinson, surfista australiano, apanha uma onda durante a final masculina da competição profissional da Liga Mundial de Surf (WSL) no Taiti
Jack Robinson, surfista australiano, apanha uma onda durante a final masculina da competição profissional da Liga Mundial de Surf (WSL) no TaitiAFP
Os organizadores dos Jogos Olímpicos afirmaram na sexta-feira que vão manter a famosa praia do Taiti para as competições de surf nos Jogos do próximo ano, mas concordaram em alterar os planos para uma torre que tem deixado os ambientalistas em polvorosa.

Os surfistas deverão apanhar as primeiras ondas das competições de Paris-2024 dentro de nove meses no Taiti, a cerca de 15.000 quilómetros da capital francesa, mas um plano para construir uma torre gigante num lendário local de surf provocou uma forte resistência local.

Várias centenas de pessoas têm protestado no local perto da praia de Teahupoo - uma das zonas de surf mais famosas do mundo e o local designado para os Jogos Olímpicos - contra os planos de erguer uma estrutura de alumínio de 14 metros na água para que os juízes possam avaliar melhor a competição.

As associações locais argumentaram que a instalação iria danificar os corais de forma irreparável. Uma petição em linha contra o projeto reuniu mais de 160.000 assinaturas. Moetai Brotherson, presidente da Polinésia Francesa - que compreende mais de 100 ilhas, incluindo o Taiti - sugeriu um local diferente para a competição, sem a necessidade de uma torre.

Em comunicado, na sexta-feira, os organizadores rejeitaram a ideia de abandonar o "icónico" local de surf, dizendo que tinham acordado com o governo da Polinésia a construção de uma torre de juízes "mais moderada".

A instalação revista corresponderá a uma torre de madeira anterior mais pequena, reduzindo o peso sobre as fundações. Isto, por sua vez, reduziria a profundidade das perfurações, segundo o comunicado. Os organizadores também prometeram trabalhar com especialistas locais para minimizar o risco para os corais. Alguns recifes de coral seriam deslocados para sua proteção durante os trabalhos de construção, afirmaram.

A Polinésia Francesa é um dos vários territórios ultramarinos franceses que se estendem pelas Caraíbas e pelo Pacífico e que dão a Paris uma presença global sem paralelo com qualquer outra nação europeia.

O surf estreou-se como desporto olímpico nos Jogos de Tóquio, adiados pela Covid-19, quando foi praticado na praia de Tsurigasaki, no Japão continental, e a França estava interessada em mantê-lo na lista.

A costa atlântica francesa alberga algumas das mais famosas praias de surf da Europa e os responsáveis locais tinham esperança de acolher o evento. Quando o Taiti foi escolhido como local para a prática do surf, os dignitários das estâncias costeiras da França continental, como Biarritz, não ficaram satisfeitos - sobretudo por causa dos custos e das emissões de carbono envolvidos na realização de uma parte dos Jogos Olímpicos no Pacífico Sul.

Menções