Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Simone Biles lidera digressão de redenção da ginástica americana

Simone Biles é quatro vezes campeã olímpica
Simone Biles é quatro vezes campeã olímpicaMatt Krohn - USA TODAY Sports
Simone Biles (27 anos) vai liderar a equipa de ginástica dos Estados Unidos, ansiosa por recuperar o título por equipas nos Jogos Olímpicos de Paris e deixar para trás a memória dos tumultuosos Jogos de Tóquio, disse a treinadora Chellsie Memmel (36) aos jornalistas.

Há três anos, em Tóquio, Biles desistiu de várias provas devido a problemas de saúde mental e a equipa favorita dos EUA foi obrigada a contentar-se com a prata, atrás da Rússia.

Desde que regressou de uma paragem de dois anos no desporto, Biles voltou a dominar as competições e está mental e fisicamente bem na preparação para os seus terceiros Jogos.

"Simone tem estado muito bem", disse Memmel, o responsável técnico da equipa.

"Tem sido sólida nos treinos desde Katy, no Texas, e parece estar numa fase muito boa. É uma grande líder para esta equipa e, em conjunto, estão muito ansiosas pela competição. É uma espécie de digressão de redenção", acrescentou.

Quatro das cinco ginastas dos últimos Jogos - Jade Carey, Jordan Chiles, Sunisa Lee e Biles - estão de volta e a elas irá juntar-se a estreante Hezly Rivera, de 16 anos.

Embora Biles seja claramente a líder, Memmel disse que a equipa técnica tem tido o cuidado de não colocar demasiadas expectativas nos ombros da tetracampeã olímpica.

"Não lhe dizemos que é ela que nos mantém a todos juntos e que dependemos de ti e só de ti", disse Memmel.

"Já conversei com Cecile (Landi) sobre as finais da equipa e sobre as expectativas para Simone", acrescentou.

"Se ela achar que não é do seu interesse fazer as quatro provas nesse dia, será que isso é uma opção para ela? Sem dúvida. Se é isso que ela precisa para continuar a estar no seu melhor para a sua equipa e para si própria, é isso que vamos fazer, porque ainda há quatro membros na nossa equipa", explicou.

A equipa de cinco elementos foi selecionada após uma dura prova olímpica, com lesões de Skye Blakely, Shilese Jones e Kayla DiCello, e Memmel disse que essa experiência dolorosa ajudou a aproximar as atletas.

"Estou muito orgulhosa desta equipa, com tudo o que já passaram ao verem colegas de equipa lesionados", disse.

"Quero que elas passem por isso e sejam felizes, saudáveis e orgulhosas do que conseguiram, independentemente do resultado. Quero que se sintam orgulhosas e que olhem para trás e digam: 'Estou tão contente por ter tido esta experiência.'", finalizou.