Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Usyk, campeão de pesos pesados, promete prémio em caso de medalhas para a Ucrânia

Usyk ganhou o ouro na categoria de pesos pesados nos Jogos de Londres de 2012
Usyk ganhou o ouro na categoria de pesos pesados nos Jogos de Londres de 2012Reuters
Os pugilistas ucranianos presentes nos Jogos de Paris têm um incentivo adicional para ganhar medalhas, depois de o antigo campeão indiscutível de pesos pesados Oleksandr Usyk ter prometido pagar-lhes um prémio em dinheiro do seu próprio bolso se conseguirem subir ao pódio.

A Ucrânia tem três pugilistas a competir em Paris - o medalhado de prata dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Oleksandr Khyzhniak, Aider Abduraimov e Dmytro Lovchynskyi - e Usyk tem feito o seu melhor para os apoiar nos Jogos.

"Ele ajuda muito os nossos pugilistas, de várias formas. Apoia-os financeiramente. Ajuda-os com dinheiro", disse o treinador ucraniano Dmitry Sosnovsky à Reuters, após a vitória do peso médio Khyzhniak sobre o húngaro Pylyp Akilov, na terça-feira.

"Ele disse-lhes que se ganharem medalhas nos Jogos Olímpicos, ele próprio dará o prémio em dinheiro. Do seu bolso. Vai dar-lhes dinheiro para o bronze, para a prata e para o ouro. Disse que o primeiro lugar custaria 80 mil dólares (74 mil euros), o segundo lugar, a medalha de prata, 70.000 dólares (64,7 mil euros). E a medalha de bronze é de 50.000 dólares (46 mil euros)".

Um porta-voz do comité olímpico ucraniano confirmou que Usyk se comprometeu a pagar o prémio em dinheiro aos medalhados.

Usyk, campeão da WBC, WBO e WBA, é ele próprio um campeão olímpico, tendo ganho o ouro na categoria de pesos pesados nos Jogos de Londres-2012. Usyk esteve na North Paris Arena para apoiar o super-pesado Lovchynskyi na sua derrota por KO com o australiano Teremoana Junior, na segunda-feira.

"Usyk esteve aqui na segunda-feira e foi ao balneário, antes do combate, para dizer que tudo vai correr bem", disse Sosnovsky.

"Com cada pugilista, tentou dar-lhes conselhos para os seus combates. Tentou inspirá-los".

Os medalhados na competição de boxe também vão receber prémios monetários da Associação Internacional de Boxe (IBA), que anunciou a atribuição de 100.000 dólares (92 mil euros) aos medalhados de ouro, 50.000 dólares (46 mil euros) aos de prata e 25.000 dólares (26 mil euros) aos de bronze.