Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Vento foi protagonista em Marselha em vela dominada por neerlandeses

LUSA
Vento acabou por cancelar várias regatas
Vento acabou por cancelar várias regatasAFP
O vento, ou a falta dele, foi o protagonista maior em Marselha, cidade que recebeu as competições de vela dos Jogos Olímpicos Paris2024, com os Países Baixos a saírem com quatro medalhas, duas delas de ouro.

São os Jogos Olímpicos da calma”, declarou, bem humorada, a francesa Lauriane Nolot, numa alusão à falta de vento que se repetiu durante os 10 dias – mais um devido a adiamentos – de regatas em Marselha.

Nolot, que acabou com a prata em Formula Kite, a categoria para o kiteboard em Paris-2024, verbalizou uma sensação que muitos sentiram, e que obrigou a muitos adiamentos, devolução do valor de bilhetes aos adeptos, e em última análise até à supressão de fases.

Na classe mista 470, uma das mudanças para estes Jogos, as duas últimas regatas foram canceladas – os portugueses Diogo Costa e Carolina João, que acabaram no quinto lugar final, com um diploma, acabaram por ficar com menos oportunidades de subir na tabela antes da medal race, em que já pouco podiam fazer para chegar ao pódio.

Um dos maiores prejudicados entre os 330 velejadores em prova, com paridade de géneros, foi outro português, Eduardo Marques, a quem o cancelamento das últimas duas largadas em ILCA 7 deixou de fora da regata das medalhas, acabando no 11.º posto, e a um do 10.º, que poderia competir na medal race.

Nas classes mistas, os austríacos Lara Vladau e Lukas Mähr surpreenderam e conquistaram o ouro no 470, o primeiro da Áustria na vela em 20 anos, com Anton Dahlberg, prata em masculinos em Tóquio-2020, a juntar-se a Lovisa Karlsson para o bronze.

Em Nacra 17, os italianos Caterina Banti e Ruggero Tita repetiram o título olímpico de Tóquio-2020, consagrando-se como grandes nomes da vela mundial neste século, nuntando.se novo ouro a quatro títulos mundiais.

O austríaco Valentin Bontus conseguiu esta sexta-feira o último ouro da vela, na Formula Kite, uma disciplina que coroou Ellie Aldridge, da Grã-Bretanha, a primeira campeã olímpica feminina no kite.

Além do vento, também o calor foi muito comentado pelos velejadores no final das regatas, num programa preenchido que deixou os Países Baixos como principais clientes das medalhas – levaram quatro para casa, duas de ouro, mais do que qualquer outra nação.

Um desses títulos olímpicos foi para Marit Bouwmeester, em ILCA 6, acabando à frente da dinamarquesa Anne-Marie Rindom, campeã olímpica em Tóquio-2020, aqui tendo de se contentar com a prata e um abraço da melhor amiga, a norueguesa Line Flem Host, bronze.

Bouwmeester, de 36 anos, tinha sido vice-campeã olímpica em Londres-2012, sagrou-se campeã no Rio-2016 e foi bronze em Tóquio-2020, conquistando a quarta medalha olímpica aqui, sob o olhar da filha, de dois anos, com quem costuma treinar.

Em ILCA 7, o equivalente masculino do dinghy singular, foi o australiano Matt Wearn a comprovar o domínio na classe laser, ao repetir o ouro conquistado em Tóquio-2020.

No segundo lugar ficou Pavlos Kontides, que aumentou a sua lenda como maior desportista de Chipre, depois de ter ganho a primeira medalha de sempre do seu país, em Londres-2012, com o peruano Stefano Peschiera no bronze.

No 49er, Diego Botín e Florián Trittel ultrapassaram finalmente a barreira do pódio, depois do quarto lugar em Tóquio-2020, e logo para se sagrarem campeões olímpicos, numa classe em renovação no que toca aos principais nomes.

Os Países Baixos arrebataram o outro ouro no 49er FX, por Odile van Aanholt e Annette Duetz, com o bronze de Luuc van Opzeeland no estreante Foil e outro para Annelous Lammerts (Formula Kite) a comporem a liderança do medalheiro da modalidade.

Quadro de medalhas de vela:

CLASSES MISTAS

- 470:

Ouro: Lara Vadlau e Lukas Mähr, Aut.

Prata: Keiju Okada e Miho Yoshioka, Jpn.

Bronze: Anton Dahlberg e Lovisa Karlsson, Sue.

- Nacra 17:

Ouro: Ruggero Tita e Caterina Banti, Ita.

Prata: Mateo Majdalani e Eugenia Bosco, Arg.

Bronze: Micah Wilkinson e Erica Dawson, Nzl.

MASCULINOS

- 49er:

Ouro: Diego Botín e Florián Trittel, Esp.

Prata: Isaac McHardie e William McKenzie, Nzl.

Bronze: Ian Barrows e Hans Henken, EUA.

- ILCA 7:

Ouro: Matthew Wearn, Aus.

Prata: Pavlos Kontides, Cyp.

Bronze: Stefano Peschiera, Per.

- Formula Kite:

Ouro: Valentin Bontus, Aut.

Prata: Toni Vodisek, Slo.

Bronze: Maximilian Maeder, SGP.

- Foil:

Ouro: Tom Reuveny, Isr.

Prata: Grae Morris, Aus.

Bronze: Luuc van Opzeeland, Hol.

FEMININOS

- 49er FX:

Ouro: Odile van Aanholt e Annette Duetz, Hol.

Prata: Vilma Bobeck e Rebecca Netzler, Sue.

Bronze: Sarah Steyaert e Charline Picon, Fra.

ILCA 6:

Ouro: Marit Bouwmeester, Hol.

Prata: Anne-Marie Rindom, Din.

Bronze: Line Flem Host, Nor.

- Formula Kite:

Ouro: Ellie Aldridge, GB.

Prata: Lauriane Nolot, Fra.

Bronze: Annelous Lammerts, Hol.

- Foil:

Ouro: Marta Maggetti, Ita.

Prata: Sharon Kantor, Isr.

Bronze: Emma Wilson, GB.