Paris-2024: Yusuf Dikec, o atirador que viralizou pelo comportamento calmo
A sua pose despreocupada, com a mão que não dispara enfiada casualmente no bolso, provocou uma enxurrada de memes e conquistou uma legião de fãs online - para além de suscitar um tributo do grande saltador com vara Mondo Duplantis e brincadeiras com Elon Musk.
Evitou o equipamento de alta tecnologia dos seus concorrentes, optando por um simples tampão amarelo para os ouvidos e óculos normais enquanto ele e Sevval Ilayda Tarhan garantiam o seu lugar no pódio.
"Naquele momento, toda a gente diz que eu parecia muito calmo, mas, na verdade, havia tempestades dentro de mim", disse Dikec, um antigo oficial da Gendarmeria turca.
"Acho que a minha pose de tiro representou muito bem o espírito olímpico: o fair play, a simplicidade, a clareza e a naturalidade. Foi por isso que chamou tanto a atenção", acrescentou.
A fama de Dikec foi ainda mais amplificada pelas suas interações com Elon Musk na plataforma de redes sociais X.
Partilhando uma fotografia dos Jogos Olímpicos, Dikec disse: "Olá, Elon, achas que os futuros robots podem ganhar medalhas nos Jogos Olímpicos com as mãos nos bolsos? Que tal discutir isso em Istambul, a capital cultural que une os continentes?".
Musk respondeu: "Os robots vão acertar sempre no centro do alvo".
O sueco Duplantis imitou a pose de tiro de Dikec após a sua própria vitória, quando bateu o recorde mundial de salto com vara.
"É bom ver que as pessoas de bom coração se sentem próximas umas das outras", disse Dikec.
Quanto aos seus objetivos profissionais, Dikec afirmou com confiança: "O meu parceiro e eu vamos ganhar o ouro nos Jogos de Los Angeles-2028".