Paris retira anéis olímpicos da Torre Eiffel
Os cinco anéis coloridos, com 29 metros de comprimento e 15 metros de altura, foram colocados no primeiro andar da icónica estrutura de ferro.
A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, quer que o símbolo do Olimpismo continue a decorar o monumento até aos Jogos de 2028 em Los Angeles, apesar da rejeição dos descendentes do seu criador, Gustave Eiffel.
Mas os anéis de 30 toneladas inicialmente colocados não foram concebidos para resistir às condições climatéricas de inverno.
A cidade de Paris e o Comité Olímpico Internacional, respectivos proprietários da Torre Eiffel e do logótipo olímpico, afirmam estar a trabalhar em novos anéis, mais leves e mais resistentes.
Enquanto se aguarda a instalação desta nova estrutura, foram penduradas argolas mais pequenas na ponte de Iena, situada mesmo em frente ao monumento histórico.
O plano de Hidalgo de manter as argolas até 2028 foi alvo de fortes críticas por parte dos defensores do património e dos descendentes de Eiffel.
Estes últimos consideram que seria um ataque à torre de 135 anos, que, segundo eles, não foi projectada para exibir "um sinal de publicidade".