Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Patinadoras americanas vão receber o ouro de Pequim na capital francesa

Kamila Valieva foi considerada culpada de doping
Kamila Valieva foi considerada culpada de dopingProfimedia
A equipa de patinagem artística dos Estados Unidos vai finalmente receber em Paris, a 7 de agosto, a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim, mais de dois anos depois de a adolescente russa Kamila Valieva (18 anos) ter sido considerada culpada de doping, anunciou esta segunda-feira o Comité Olímpico Internacional.

"A cerimónia de entrega de medalhas da prova de patinagem artística dos Jogos Olímpicos de Pequim 2022 terá lugar no dia 7 de agosto, às 17:00, no Parque dos Campeões", declarou o porta-voz do COI, Mark Adams, em conferência de imprensa.

Nos Jogos de Pequim, Valieva foi considerada culpada de doping no início da temporada e recebeu uma proibição de quatro anos, impedindo o Comité Olímpico Russo (ROC) de vencer a prova por equipas. A decisão elevou os EUA ao primeiro lugar do pódio.

O Japão subiu um degrau para a prata e pensava-se que o Canadá, que terminou em quarto lugar, seria promovido ao bronze. No entanto, a União Internacional de Patinagem afirmou que, mesmo após a eliminação de Valieva, a pontuação global da ROC continuava a ser um ponto superior à dos canadianos. A Skate Canada recorreu da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto.

Na quinta-feira passada, o recurso da Rússia contra a decisão de a privar da medalha de ouro foi rejeitado pelo CAS.

"Obviamente, queríamos resolver o problema o mais rapidamente possível para todos os interessados, para todos os atletas, pois é com os atletas que nos preocupamos", afirmou Adams: "Mas, infelizmente, quando o processo legal está envolvido, as rodas podem mover-se muito lentamente. Assim que obtivemos um resultado, acelerámos o processo para garantir que a atribuição pode ter lugar num local adequado aqui. Nunca se pode substituir o momento da vitória ou o momento da vitória e da atribuição de medalhas nos Jogos. Mas penso que foi sentido e os atletas concordam claramente que este é um local tão bom como qualquer outro. E, como toda a gente, tenho a certeza de que o atraso é lamentável, mas o processo tem de ser seguido da forma correcta e foi seguido da forma correcta".