Pedro Martins formalizou candidatura à liderança da Federação Portuguesa de Ciclismo
“Venho por este meio informar que entreguei no dia de hoje, 31 de outubro, na sede da Federação Portuguesa de Ciclismo, o processo da minha candidatura à presidência desta instituição, para o ciclo olímpico 2024-2028”, informa o presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta, em comunicado enviado às redações.
Segundo Pedro Martins, a entrega formal destes documentos “encerra um processo de seleção” que iniciou em julho de 2023, data em que fez “os primeiros convites para a criação do projeto”.
Sob o lema “Juntos Pedalamos no Rumo Certo” e assente nos “eixos do diálogo, da transparência e da valorização”, a candidatura de Martins propõe Celina Gonçalves e Cristina Borges como vice-presidentes, enquanto Márcio Caiado, Manuel Vitorino, Irina Coelho, Pedro Aparício, Rafael Delaunay Gomes e José Nunes constam como diretores.
A forte presença feminina nas listas deste candidato prossegue com as candidaturas ao Conselho Fiscal (Sónia Brito), ao Conselho de Disciplina (Isa Carvalho) e ao Conselho de Arbitragem (Mara Ferreira), enquanto Gastão Sousa e Tiago Santos são, respetivamente, candidatos a presidente da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho de Justiça.
Com Delmino Pereira a cumprir o terceiro e último mandato à frente da FPC, perfilaram-se para a sua sucessão, além de Pedro Martins, o antigo ciclista Cândido Barbosa e Sandro Araújo, ‘vice’ do organismo que também hoje confirmou a formalização da sua candidatura.
Os candidatos têm até ao final do dia de sexta-feira para remeter as suas candidaturas à Mesa da Assembleia Geral, por correio eletrónico, devendo estas ser subscritas por um mínimo de 8% (ou sete) dos 76 delegados à Assembleia Geral.
As eleições para os órgãos sociais da FPC estão agendadas para 16 de novembro, com a votação a decorrer entre as 15:00 e as 17:00 na sede federativa. Caso nenhum dos candidatos obtenha 50% dos votos dos delegados presentes, haverá uma segunda volta, logo de seguida, para decidir o vencedor.