Pelé oficializado como verbete em dicionário brasileiro Michaelis
As próximas versões impressas do dicionário Michaelis também vão contar com Pelé como verbete. A inclusão foi promovida graças à campanha "Pelé no Dicionário" da Pelé Foundation e outras entidades.
A ação procurava homenagear o Rei do Futebol, que faleceu em dezembro do ano passado. Mais de 125 mil assinaturas foram registadas em prol da campanha, que tornou Pelé em adjetivo.
Entre as grandes marcas de Pelé, está o recorde de mais golos registados na história do futebol, segundo o Livro do Guinness. Pelé fez 1.281 golos em 1.363 jogos na carreira, 1.091 deles pelo Santos, a maior marca de um jogador por um só clube.
Pelé é, até hoje, o único jogador da história dos Mundiais a conquistar três títulos (1958, 1962 e 1970). Outros 20 foram bicampeões, entre eles 15 brasileiros. No entanto, só o eterno camisola 10 do Brasil venceu três vezes a maior competição de futebol do mundo.
Veja a aplicação do verbete "Pelé" na língua portuguesa:
pe.lé® adj m+f sm+f Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excecional, incomparável, único. Exemplos: Ele é o Pelé do basquetebol, ela é a Pelé do ténis, ela é a Pelé da dramaturgia brasileira, ele é o Pelé da medicina.