Petição que pede a saída da Federação Alemã da FIFA já tem 95 mil assinaturas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Petição que pede a saída da Federação Alemã da FIFA já tem 95 mil assinaturas

Jogadores alemães protestaram contra a decisão da FIFA de proibir a braçadeira com as cores LGBT
Jogadores alemães protestaram contra a decisão da FIFA de proibir a braçadeira com as cores LGBT AFP
O apelo da iniciativa "Sports for Future" para a retirada da Federação Alemã de Futebol (DFB) da FIFA teve uma resposta massiva. A petição, lançada a 24 de novembro, já conta cerca de 95 mil assinaturas e incentiva outras federações a seguirem o mesmo caminho.

Na missiva, Sports for Future "convida a DFB e outras associações a porem termo à cooperação com a FIFA nestas condições e a trabalharem numa reforma da associação mundial". Além disso, defende que "todas as empresas que direta ou indiretamente apoiam o sistema da FIFA" devem pôr fim ao seu envolvimento.

A entidade acusa o órgão dirigente de levar "um sistema a extremos" no Campeonato do Mundo, "no qual a corrupção é comprovada e permite um comportamento desumano", com desrespeito pela "proteção ambiental e climática e cujos protagonistas impiedosos nem sequer se esquivam à chantagem no torneio atual".

Três dias antes da publicação da petição, a FIFA tinha proibido o uso da braçadeira "One Love" ("Um Amor") no Mundial-2022, no Qatar. Como reação, os jogadores da selecção alemã taparam a boca durante a foto da equipa antes da derrota (2-1) no jogo inaugural na prova, contra o Japão.