Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Philippe Diallo confirmou intenção de se recandidatar à presidência da Federação Francesa

Philippe Diallo quer continuar como presidente da FFF
Philippe Diallo quer continuar como presidente da FFFMatthieu Mirville / DPPI via AFP)
O Presidente da FFF concedeu uma entrevista ao jornal L'Équipe na qual anuncia a sua candidatura à reeleição. O prazo para apresentação de candidaturas termina a 14 de novembro, mas não terá qualquer adversário credível.

Antigo diretor da Union patronale des clubs professionnels, tesoureiro e depois vice-presidente da FFF desde dezembro de 2021, Philippe Diallo foi nomeado em janeiro de 2023 para substituir Noël Le Graët, antes de ser eleito em junho do mesmo ano com 91% dos votos até 2024.

Agora que o prazo para apresentação de candidaturas termina a 14 de novembro, é certo que será reeleito. No entanto, falou ao L'Équipe sobre as suas realizações e ambições para os próximos quatro anos.

"Quando assumi o comando da Federação de Futebol, a sua imagem estava manchada, a sua governação enfraquecida e o seu modelo de negócio questionado", recordou: "Agora, a imagem foi restaurada, a governação foi acalmada e reforçámos o modelo empresarial".

Para já, ainda não elaborou uma lista de apoio: "Apresento-me como candidato único, porque se trata, antes de mais, de uma escolha pessoal, embora considere ter demonstrado capacidade para trabalhar em equipa. A partir de agora, vou construir a minha lista. Ela reflectirá a diversidade do futebol francês". A priori, esta lista não incluirá Jean-Michel Aulas, atual presidente da Liga Profissional Feminina de França.

Para além dos resultados desportivos a nível sénior, olímpico e juvenil, o contrato assinado com a Nike por 100 milhões de euros por ano até 2034 é um sucesso inegável, uma vez que a FFF receberá mais do dobro do montante que recebia ao abrigo do contrato anterior. "Liderei as negociações para o contrato de equipamento com enorme sucesso", afirmou: "Graças a este contrato e a outros, demos visibilidade económica à Federação para os próximos dez anos. Com este dinheiro, a FFF está em boas mãos, depois de a LFP ter recebido apenas metade dos mil milhões previstos, o que também representa um défice para o futebol amador".

Um dos objectivos de Diallo até 2028 é "clarificar as responsabilidades da Federação, das ligas e dos distritos. Temos de continuar a desenvolver o futebol, que tem um papel social essencial". O Presidente da Federação gostaria também de aumentar o número de jogadores registados em 500.000 e de analisar o modo de funcionamento da Taça de França, bem como de uma L3 profissional após o aumento das subvenções para os campeonatos federais, incluindo o Nacional 1.

Por fim, garantiu o apoio de Vincent Labrune e Didier Deschamps , minimizando o fracasso do mandato de Hervé Renard à frente das Bleues.

Jamel Sandjak, presidente da Ligue de Paris-Île-de-France, e Frédéric Thiriez, antigo dirigente da LFP que se candidatou às eleições de 2020, são potencialmente os dois principais adversários de Diallo nas próximas eleições para a presidência da FFF. Não se espera que nenhum deles se candidate contra ele.