Ponto de situação no Inter: Ofertas por Onana e Dzeko, inquéritos por Brozovic
Após a desilusão da final da Liga dos Campeões, o Inter olha para o futuro e começa a delinear estratégias de mercado. Os jogadores "mais velhos", como Dzeko e Brozovic, estão de saída, mas os responsáveis podem decidir lucrar com Onana, especialmente se o Chelsea aceitasse os 60 milhões de euros exidos pelos Nerazzurri, um pedido que criou um impasse nas negociações.
Quanto a Edin Dzeko, chegam relatos da Turquia de que o Fenerbahçe ofereceu ao jogador 4,5 milhões de euros por dois anos, mais 3 milhões euros de prémio de assinatura, num total de 12 milhões, um valor que gera alguma perplexidade, dada a idade do avançado bósnio, que fará 38 anos em março de 2024. Espera-se que Dzeko dê uma resposta aos turcos dentro de 48 horas.
Sobre Onana, há interesse do Chelsea de Pochettino que tem o guarda-redes em boa estima, mas também poderá decidir dar uma oportunidade a Kepa Arrizzabalaga, sobretudo tendo em conta a quantia pedida pelos Nerazzurri considerada demasiado exorbitante para os bolsos largos do clube londrino.
Brozovic no plano B do Barça
Capítulo Brozovic. O médio é um dos nomes considerados pelos blaugrana para suceder a Busquets, juntamente com Kimmich, Amrabat, Guido Rodríguez e Martin Zubimendi. No caso do alemão, a operação é bastante complexa e pode sair do radar em breve. O próprio jogador afirmou ao Bild que não pensa num futuro longe do Bayern:"Não dou muita importância aos rumores do mercado, pois toda a gente sabe que ainda tenho dois anos de contrato e que temos grandes planos no Bayern".
As candidaturas de Sofyan Amrabat, da Fiorentina, e de Guido Rodriguez, do Betis, são mais sólidas, embora Brozovic possa orgulhar-se de ter um calibre superior, mas sobretudo uma idade semelhante. De facto, para o Barcelona, a questão da idade poderá ser preponderante na escolha do novo pivot do meio campo, como se diz na Catalunha. Um parâmetro que colocaria o nerazurro, mas também o sevilhano, em posição mais complicada, abrindo assim caminho ao médio da Real Sociedad, Zubimendi.
As sirenes árabes para Brozovic ainda não se confirmaram, mas o mercado é longo e nunca se sabe, dada a atividade deste ano no Médio Oriente.
O sargento dos sonhos
É evidente que, se o Inter conseguir vender Brozovic por uma quantia justa, próxima dos 25 milhões de euros que está a pedir, vai tentar contratar Sergej Milinkovic-Savic, para quem o valor monetário é uma preocupação, uma vez que Lotito não pretende pedir menos de 30 milhões.
A opção mais viável, e o interesse de Marotta, é Davide Frattesi, do Sassuolo, que ainda hoje fez saber que quer ter desafios mais importantes:"É sempre um prazer estar no meio destas conversas, significa que as coisas feitas no passado foram as corretas. Tenho de continuar a trabalhar assim e depois o Carnevali (diretor-executivo) e os outros encarregar-se-ão do resto. Disse ao meu agente para me telefonar apenas em caso de coisas importantes", disse o médio.
Frattesi no centro do mercado
O antigo médio Giallorosso sonhava em regressar ao clube de origem, talvez juntamente com Gianluca Scamacca - um empréstimo que a Roma está a preparar -, mas, de momento, o diretor desportivo dos romanos, o português Tiago Pinto, fez-lhe saber que terá de esperar pelo menos até julho, altura em que a Roma poderá ter mais dinheiro disponível.
De facto, a Roma pode reclamar 30% sobre a revenda do jogador que formou e gostaria de tirar partido disso, introduzindo algumas contrapartidas como Volpato ou Missori. Em julho, porém, pode ser demasiado tarde. Até porque o jogador do Sassuolo pode tornar-se num alvo da Juventus se Rabiot decidir não renovar o seu contrato.