Porque é Phil Foden uma "arma secreta vinda do banco" e titular ao mesmo tempo?
"Penso que tenho todas as hipóteses de começar o próximo jogo. Eu joguei bem contra o País de Gales, mas teremos de ver o que acontece". Phil Foden mostrou-se otimista de que estaria no onze de Inglaterra contra a França.
O treinador dos Três Leões, Gareth Southgate, tem um grande plantel com que trabalhar. No entanto, contra os bleus, pode precisar da velocidade e habilidade que o Mancuniano possui para encontrar uma forma de quebrar as linhas defensivas francesas.
Um talento certo, nem sempre adequado aos adversários
"Ele cria oportunidades, marca golos e dá-nos controlo (sobre o jogo). Quando se tem a bola, ele sabe como guardá-la e normalmente toma a decisão certa e, quando a perdemos, sabe como pressionar”, descreveu Wayne Rooney na imprensa britânica.
Partindo deste ponto de vista, é até estranho que o citizen não tenha seja um titular descarado desde o início do torneio pela seleção inglesa.
Em quatro jogos, Phil Foden foi lançado no decorrer de dois jogos, foi titular no terceiro encontro e não jogou na segunda jornada. Um afastamento que o irritou e levou os adeptos ingleses a pensar que talvez houvesse um problema extra desportivo entre o treinador e o jogador.
Contra os Estados Unidos, por exemplo, em que o jogo foi fechado pelos norte-americanos, a criatividade do médio ofensivo teria feito bem à Inglaterra. No entanto, o técnico inglês disse que "não era um jogo para ele no centro porque não é essa a posição em que ele joga no clube”.
Mas a desculpa para o posicionamento de Phil Foden é discutível, uma vez que ele não tem dificuldade em jogar nos flancos, mesmo com o City. Caso fosse lançado, poderia ter desbloqueado o jogo que acabou empatado 0-0..
Decisivo contra o País de Gales, titular contra a França?
Contra a outra nação britânica, Phil Foden jogou uns bons 90 minutos e até marcou o segundo golo do jogo. Mas não foi suficiente para Gareth Southgate mantê-lo em campo este domingo contra o Senegal. O skyblue causou impacto, mas acabou por ser substituído por Jack Grealish, ao minuto 65, apesar de ter feito duas assistências para Harry Kane e Bukayo Saka.
Para voltar aos titulares, Phil Foden precisa de se concentrar mais na eficiência do que na criatividade. A Inglaterra vai precisar de todos os recursos físicos e táticos que conseguir juntar se quiserem vencer os bleus. Caso contrário, permanecerá no banco até que o seu ritmo e habilidades com a bola sejam exigidos.
Mas os fãs dos Três Leões, Manchester City e o próprio Phil Foden podem estar descansados. Este falso nove tem tempo para progredir tranquilamente na equipa nacional. Com apenas 22 anos, já tem 21 internacionalizações. Está ainda nos primeiros passos da carreira e terá a oportunidade de evoluir perfeitamente pela Inglaterra num futuro próximo.