Portugal com recorde de nove modalidades nos Jogos Paralímpicos Paris-2024
Os dois atletas foram qualificados em função do ranking mundial, divulgado pela Federação Internacional de Desportos para Cegos (IBSA), com Miguel Vieira, campeão europeu e mundial em título, a ser terceiro, enquanto Djibrilo Iafa em sexto da sua classe.
Com mais estas duas confirmações, a Missão de Portugal aos Jogos Paralímpicos, entre 28 de agosto e 08 de setembro, aumentou para 26 atletas em nove modalidades, um novo recorde, depois das oito em Tóquio-2020.
Neste momento, o boccia é a modalidade mais representada, com sete elementos, seguida do atletismo, com seis, e natação, com quatro.
Seguem-se a canoagem, o ciclismo e o judo, todos com duas, enquanto badminton, tiro e triatlo apresentam um elemento cada.
Portugal, que esteve representado nos Jogos Tóquio-2020 por 33 atletas, somará em Paris-2024 a sua 12.ª participação no evento, no qual conseguiu um total de 94 medalhas (25 medalhas de ouro, 30 de prata e 39 de bronze).
Lista de quotas conquistadas por Portugal e atletas definidos:
- Atletismo (6): A definir.
- Badminton (1): Beatriz Monteiro.
- Boccia (7): Ana Sofia Costa, José Gonçalves, Carla Oliveira, Ana Catarina Correia e três atletas ainda a designar da equipa BC1-BC2
- Canoagem (2): Alex Santos e Norberto Monteiro.
- Ciclismo (2): Luís Costa e Telmo Pinão.
- Natação (4): Daniel Videira, Diogo Cancela, Marco Meneses e Tomás Cordeiro.
- Judo (2): Miguel Vieira e Djibrilo Iafa.
- Tiro (1): Margarida Lapa.
- Triatlo (1): Filipe Marques.