Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Portugal soma segunda maior goleada de sempre em Mundiais

Portugal soma segunda maior goleada de sempre em Mundiais
Portugal soma segunda maior goleada de sempre em MundiaisProfimedia
A seleção portuguesa de futebol somou esta terça-feira a segunda maior goleada da sua história em Mundiais de futebol, e número 1 em jogos a eliminar, ao golear a Suíça por 6-1 nos oitavos de final do Mundial-2022. Melhor só os 7-0 á Coreia do Norte, em 2010.

Em Lusail, Gonçalo Ramos, aos 17, 51 e 67 minutos, Pepe, aos 33, Raphael Guerreiro, aos 55, e Rafael Leão, aos 90+2, marcaram os golos da formação das quinas, enquanto Manuel Akanji apontou o tento dos helvéticos, aos 58.

O 6-1 aos helvéticos apenas fica atrás nos registos lusos do 7-0 de 2010 à Coreia do Norte, na segunda jornada da fase de grupos, sendo que esse foi o único encontro na prova em que a formação lusa marcou golos.

Raul Meireles (29 minutos), Simão (53), Hugo Almeida (56), Tiago (60 e 89), Liedson (81) e Cristiano Ronaldo (87) foram os autores dos tentos que selaram a que é ainda a maior goleada de sempre de Portugal em Mundiais.

O resultado de hoje salta para o segundo lugar da tabela, ultrapassando a outra goleada lusa em campeonatos do Mundo, o 4-0 à Polónia, também na segunda jornada da fase de grupos, em 2002.

Um hat-trick de Pauleta, que marcou aos 14, 65 e 77 minutos, e um tento do suplente Rui Costa, atual presidente do Benfica, aos 88, selaram a vitória de Portugal, que não serviu para nada, face ao 2-3 com os Estados Unidos, antes, e ao 0-1 com a anfitriã Coreia do Sul, depois, no fecho da fase de grupos.

Em campeonatos do Mundo, Portugal, que hoje chegou aos 61 golos, naquela que é a sua oitava presença, não ostenta mais qualquer goleada - vitória por mais de três tentos de diferença.

Ainda assim, a formação das quinas tem um jogo com cinco golos, quando, em 1966, na estreia, venceu a Coreia do Norte por 5-3, depois de estar a perder por 3-0, num jogo em que o rei Eusébio logrou um póquer.

Com o triunfo de hoje, Portugal marcou encontro nos quartos de final do Mundial de 2022 com Marrocos, que hoje eliminou a Espanha no desempate por grandes penalidades (3-0, após 0-0 nos 120 minutos).