Portugal vence França (4-0) e está na final do Mundial de hóquei em patins
Depois de se terem defrontado na 1.ª jornada do Mundial de hóquei em patins, na segunda-feira, com triunfo luso por 5-1, Portugal e França voltaram a medir forças, desta feita nas meias-finais da competição, cuja final se disputa este domingo, em San Juan, na Argentina.
Portugal, como se impunha, começou ao ataque e, tanto aos 3 como aos 4 minutos, João Rodrigues testou a pontaria, antes de uma tentativa de meia distância de Henrique Magalhães.
Aos 12 minutos, depois do primeiro aviso, Carlo Di Benedetto teve a primeira real ocasião para França, valendo a Portugal Ângelo Girão, que voltou a alinhar de início da baliza portuguesa, repetindo a façanha aos 16'.
Aos 18' foi a vez de Di Benedetto, mas o irmão Roberto, ver Girão negar o 1-0 para França, antes do golo inaugural chega mesmo... para Portugal: 21 minutos, golo de Rafa, o segundo neste Mundial, num tiro de meia distância.
Um minuto depois, João Rodrigues esteve pertíssimo do 2-0, com remate à barra da baliza dos franceses.
A primeira parte terminou com a reação de França e o remate de Roberto Di Benedetto a ameaçar o empate.
França arriscou e Portugal somou
No segundo tempo as duas primeiras tentativas de Portugal pertenceram a João Souto, aos 26 e 28 minutos, sem sucesso. A seguir surgiu a resposta francesa, com Bruno Di Benedetto a tentar desviar a trajetória da bola na cara de Girão e a falhar por pouco.
Aos 33 foi Roberto Di Benedetto a testar Girão, que revelou atenção, antes de Telmo Pinto, aos 37', por pouco não fazer o 2-0 para Portugal, à boca da baliza.
Aos 41 minutos nova tentativa lusa, de meia distância, de Henrique Magalhães, para parada de Baptiste.
A pouco mais de quatro minutos do final Portugal teve ocasião soberana para o 2-0, quando Gonçalo Alves beneficiou de um livre direto, após o cartão azul a Roberto Di Benedetto, mas a bola foi ao ferro. Segundo depois, porém, o golo chegou mesmo, em superioridade numérica, com Hélder Nunes num remate fortíssimo a fazer o seu quarto golo no Mundial e o 2-0 para Portugal.
A menos dois minutos do final a França apostou a sua última cartada, retirando o guarda-redes e atuando com cinco jogadores de campo e o resultado prático foi... o 3-0 de Henrique Magalhães, com um remate ainda antes do meio-campo, para a baliza deserta, a 50 segundos do final da partida.
A 34 segundos do final, chegou o bis de Hélder Nunes, com os franceses já claramente derrotados, e o 4-0 para Portugal.