Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Puck Pieterse sagra-se pela primeira vez campeã do mundo de BTT de cross country

Puck Pieterse dominou o campeonato em Vallnord
Puck Pieterse dominou o campeonato em VallnordČTK / Červený Michal
A neerlandesa Puck Pieterse (22 anos) sagrou-se campeã do mundo de cross country pela primeira vez na sua carreira, no campeonato de Vallnord. A sua compatriota Anne Terpstra conquistou a prata e Martina Berta, de Itália, o bronze. A canadiana Isabella Holmgren, vencedora da corrida de sexta-feira em pista curta, conquistou o ouro na categoria feminina Sub-23.

A última prestação de uma grande carreira no BTT antes de passar para a estrada não correu bem para a principal favorita e campeã olímpica de Paris, Pauline Ferrand-Prévot. A francesa de 32 anos, que ganhou o seu primeiro título de cross country em Andorra, em 2015, e depois somou mais quatro nos últimos cinco anos, só conseguiu manter o ritmo nas primeiras etapas e depois teve claramente dificuldades no percurso. No final, terminou em 14.º lugar, sendo a atual campeã.

A previsão meteorológica desfavorável teve um impacto significativo no programa, pelo que os organizadores tiveram de condensar o programa e as mulheres da categoria de elite entraram em pista juntamente com as suas colegas mais jovens.

A polivalente Pieterse, que conquistou o bronze no Campeonato do Mundo de Cyclo-Cross em Tabor, defendeu o título europeu em bicicleta, mas foi afastada da luta pelas medalhas nos Jogos Olímpicos devido a um furo, dominou a corrida do princípio ao fim.

A sul-africana Candice Lill conseguiu manter a liderança no início, mas antes de chegar a meio da corrida e num total de cinco circuitos, a soberba neerlandesa começou a afastar-se. Lill ainda correu para a prata, mas cometeu um erro durante o quarto circuito, caindo numa curva e perdendo grande parte da sua liderança, e apesar de ter voltado à sela em segundo, foi uma hesitação fatal.

Terpstra conseguiu chegar ao segundo lugar após um momento e terminou um minuto atrás da vencedora, para ficar com a prata. Lille lutou com Berta pelo bronze, mas a italiana tinha mais força. Com uma grande vantagem, Pieters conseguiu cruzar a linha de chegada triunfante com a bandeira sobre a cabeça e seguir o bronze do ano passado. Cabelicka perdeu mais de cinco minutos e meio para a vencedora.

Isabella Holmgren foi igualmente soberana como Pieterse no top 30. Olivia Onesti, de França, perdeu 77 segundos para ela na prata, enquanto outra canadiana, Emilly Johnston, foi terceira.

Na corrida matinal do triatlo masculino, que começou já às 8:30, o francês Luca Martin conquistou o título. O segundo lugar foi para Dario Lillo, da Suíça, e o bronze para Tobias Lillelund, da Dinamarca.