Quatro estrelas que terminam contrato em 2023 e os clubes que deveriam contratá-las
Embora os principais campeonatos nacionais da Europa ainda estejam em pleno andamento, muitos clubes já estão a pensar na janela de transferências deste Verão. No ano passado, as equipas das cinco principais ligas europeias gastaram uma soma impressionante de 4,5 mil milhões de euros em transferências de jogadores, o que representou um aumento de 52% em relação ao ano anterior.
É mais do que possível que este valor seja ultrapassado novamente neste verão, especialmente com equipas da Premier League como Newcastle United, Chelsea e Manchester United - que devem estar sob nova direção - provavelmente ansiosos para utilizar o dinheiro recém-herdado.
Espera-se também que grandes estrelas como Jude Bellingham, Harry Kane, Victor Osimhen e Josko Gvardiol sejam transferidos a preços elevados neste verão.
No entanto, apesar das quantias astronómicas que estão a ser gastas, alguns dos maiores clubes da Europa têm vindo a apostar cada vez mais na utilização do mercado de transferências livres nos últimos anos. No verão passado, Paul Pogba foi transferido para a Juventus após terminar contrato com o Manchester United. Paulo Dybala deixou Turim para se juntar à Roma, enquanto Franck Kessié (do AC Milan para o Barcelona) e Ángel Di María (do PSG para a Juventus) também fizeram mudanças semelhantes.
Com isso em mente, o Flashscore destacou alguns dos nomes cujos contratos expiram no final desta temporada e quais clubes que podem tentar contratá-los.
Naby Keita - Liverpool
Houve muita expectativa quando Keita chegou à Premier League em 2018, depois de ter arrasado na Bundesliga com o RB Leipzig. O guineense de 28 anos mostrou-se tão promissor na Alemanha que o Liverpool se comprometeu com o negócio de 52 milhões de libras (59 milhões de euros), 12 meses antes da sua chegada.
O seu objectivo era trazer uma nova dimensão a um meio-campo do Liverpool que, na altura, era bastante diligente, composto por perfis esforçados como Georginio Wijnaldum e Jordan Henderson, que pressionavam bem e mantinham a posse de bola, mas não tinham a capacidade de penetrar numa equipa como Keita conseguia.
Durante os cinco anos em que esteve em Merseyside, tivemos alguns vislumbres da sua capacidade técnica, especialmente na sua primeira época no Liverpool, onde liderou a classificação dos Reds em termos de condução progressiva de bola (4,42 por 90), ao mesmo tempo que estava entre os quatro melhores jogadores do plantel em termos de passes e tentativas de drible por 90.
O problema, porém, foi que os 1.390 minutos acumulados no campeonato nessa temporada - que é inferior a qualquer campanha que ele teve em Leipzig - provaram ser o máximo que ele jogou em uma única temporada em Anfield.
Até o momento, ele jogou apenas 293 minutos no campeonato, o que explica por que Jurgen Klopp não terá problemas em vê-lo sair pela porta de Anfield.
Possibilidade - Borussia Dortmund
As notícias desta semana revelaram que o maestro do meio-campo do Dortmund, Bellingham, irá para o Real Madrid no verão e, se isso acontecer, os gigantes alemães podem considerar Keita como um substituto.
Se, por um lado, os problemas físicos durante a passagem por Anfield fazem de Keita uma aposta que terá de ser bem pensada, por outro, a disponibilidade numa transferência gratuita minimiza alguns desses riscos do ponto de vista financeiro.
Além disso, é possível argumentar que também houve um elemento de azar que desempenhou um papel no seu fracasso no Liverpool. Isto porque a evolução da equipa sob o comando de Klopp deu maior liberdade ofensiva aos laterais da equipa - Trent Alexander-Arnold e Andrew Robertson.
Os médios ofensivos, como Keita, foram preteridos em favor de jogadores como os já mencionados Wijnaldum e Henderson, além de Fabinho, que podem oferecer uma maior estabilidade defensiva para cobrir esse maior foco ofensivo nos flancos.
Embora Keita possa não ser tão talentoso quanto Bellingham, ele já provou que pode prosperar na Bundesliga. Colocá-lo no mesmo papel que Bellingham desempenha actualmente no Dortmund, e dar-lhe a mesma liberdade, poderá fazer com que o BVB tire o melhor partido do jogador de 28 anos.
Roberto Firmino - Liverpool
Outra saída do Liverpool nesta temporada será a de Firmino. A sua passagem por Anfield será recordada com muito mais carinho do que a de Keita, com o astro brasileiro de 32 anos a marcar uns impressionantes 109 golos e a registar 79 assistências, formando um dos trios mais mortíferos que a Premier League já viu, ao lado de Mohamed Salah e Sadio Mané.
Desses três, apenas Salah permanecerá no Liverpool após este verão, tendo sido revelado no início do ano que Firmino optou por recusar uma extensão do seu actual contrato que expira em Anfield.
Embora o seu tempo de jogo tenha diminuído gradualmente nas últimas épocas, os seus nove golos na Premier League - com uma média de 0,75 por 90 - e mais quatro assistências esta época mostram como ainda pode ser mortífero no centro do ataque de uma equipa.
Possibilidade - AC Milan
Não é de se surpreender, portanto, que haja muito interesse no avançado por toda a Europa, sendo o AC Milan uma das equipes mais apontadas. Embora os rossoneri estejam ansiosos pela sua primeira meia-final da Liga dos Campeões em 16 anos, a campanha na Serie A tem sido decepcionante, com o ainda campeão a 21 pontos do líder Napoli.
Apenas Rafael Leão conseguiu chegar aos dois dígitos no que toca a golos(12) no campeonato italiano nesta temporada. Atrás dele está Olivier Giroud, com oito golos, mas ele completa 37 anos no final deste ano.
O técnico Stefano Pioli costuma escalar o Milan no esquema 4-2-3-1, e a versatilidade de Firmino faz com que ele possa atuar como líder da frente da ataque ou atrás de um parceiro, com a capacidade de marcar e criar golos.
Lionel Messi - PSG
O fim da passagem de Messi pela capital francesa está a ser azedo. O sete vezes vencedor da Bola de Ouro chegou ao PSG no verão de 2021, assinando um contrato de dois anos com opção para o terceiro.
Apesar dos 31 golos e das 34 assistências durante a sua passagem pelo clube, nem o jogador nem o emblema parisiense parecem dispostos a activar a cláusula de opção de terceira época prevista no seu contrato. Além disso, esta semana, o campeão do mundo argentino foi suspenso pelo PSG por duas semanas, depois de ter feito uma viagem não autorizada de dois dias à Arábia Saudita.
Messi poderá estar novamente disponível para os três jogos restantes da temporada contra Auxerre, Strasbourg e Clermont, mas com a deterioração da sua relação com o clube, é muito possível que tenhamos visto a sua última partida pelo gigante francês.
Possibilidades - Barcelona, Al-Hilal
A viagem improvisada de Messi ao Oriente Médio reforça a ideia de que esse pode ser o seu próximo destino. Messi é embaixador do turismo na Arábia Saudita, e há relatos de que o Al-Hilal, um dos principais clubes sauditas, está disposto a oferecer até 250 milhões de libras por ano para atraí-lo.
Mas isso pode acontecer mais tarde, já que, por enquanto, ainda parece haver um assunto inacabado entre Messi e o Barcelona. O argentino parecia destinado a ser um herói de um só clube, mas foi forçado a deixar a Cidade Condal há dois anos, quando os problemas financeiros dos catalães não permitiram que o contrato fosse renovado ou que o clube oferecesse outro digno da sua capacidade.
O Barcelona está de volta ao topo do futebol espanhol e a uma vitória de se sagrar novamente campeão da LaLiga. Por isso, há quem diga que o clube não precisa do antigo herói. No entanto, o sucesso da equipa de Xavi assenta muito mais na solidez defensiva do que na capacidade ofensiva - sofreu apenas 11 gols em toda a temporada, o menor número entre as cinco principais ligas da Europa.
Comparando com os cinco principais campeonatos da Europa, 13 equipas têm mais golos marcados no campeonato, incluindo Brighton e Newcastle United. Cinco dessas equipas também têm uma melhor expectativa de golos (64,3).
Com a certeza de que o Real Madrid vai recuperar na próxima época, e talvez Messi possa dar ao seu ataque o impulso de que este precisa para combater um revigorado rival. Além disso, há uma certa dose de romantismo.
Daichi Kamada - Eintracht Frankfurt
O Eintracht Frankfurt vai sofrer um duro golpe ao perder alguém com a qualidade de Kamada neste verão, especialmente a troco de nada. No comunicado que confirmou a saída do jogador no mês passado, o clube admitiu que queria que ele ficasse, mas que essas ambições "não coincidiam com os interesses do jogador".
O nipónico de 26 anos evoluiu ano após ano desde que chegou à Alemanha, há cinco anos, e marcou 37 golos e deu 31 assistências para os Eagles durante esse período. Na temporada passada, ele foi particularmente influente na campanha vitoriosa do Frankfurt na Liga Europa 2021/22, marcando cinco gols em 13 jogos e ajudando a equipe a derrotar o Rangers na final.
Com estes golos no continente, o jogador deixa o Frankfurt como o melhor marcador das competições europeias, com 14 golos no total.
Possibilidades - Atlético de Madrid e Benfica
Quando a La Liga foi interrompida para o Mundial-2022 no final do ano passado, o Atlético estava em quinto lugar e nove pontos atrás do rival Real, que estava em segundo. A vaga na Liga dos Campeões para a próxima temporada não parecia garantida e a pressão sobre o técnico Diego Simeone era cada vez maior. Desde o regresso, porém, nenhuma equipa em Espanha conquistou mais do que os seus 45 pontos, o que ajudou o Atlético a subir na tabela para o segundo lugar, ultrapassando docemente o rival Real.
Com a possibilidade de voltar a disputar a Liga dos Campeões, o Atlético terá um verão crucial para aproveitar o bom momento da segunda metade da temporada para voltar a disputar o Campeonato Espanhol na próxima temporada. Diego Simeone quer reforçar o plantel e, segundo os rumores, o clube está de olho em Dani Ceballos, do Real Madrid, que parecia prestes a deixar o clube devido à falta de tempo de jogo.
No entanto, a importância do ex-jogador do Bétis aumentou para o treinador Carlo Ancelotti nas últimas semanas, o que se reflecte no facto de ter sido titular em cada um dos três últimos jogos em que esteve disponível.
Kamada apresenta-se como uma potencial alternativa ao internacional espanhol. Tal como Ceballos, pode jogar numa variedade de posições no meio-campo e no ataque. Além disso, tem uma grande capacidade técnica, utiliza bem os dois pés e é uma ameaça constante em termos de golos ou de criação de jogadas. Com base naquilo que procuram, é fácil perceber porque é que ele pode ser o ideal para a equipa de Simeone.
Além dos colchoneros, também o Benfica está interessado em Kamada, em que Roger Schmidt revê qualidades importantes para reforçar o plantel. O internacional japonês é um desejo antigo das águias, que poderá esbarrar nas exigências financeiras, mas ainda assim a mudança para a Luz está em cima da mesa, sobretudo com o clube português a granjear algum poder depois de uma temporada em que chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões e estã na pole position para vencer o campeonato.