Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quem é Lucciana Pérez, a peruana que é considerada uma promessa do ténis sul-americano?

Antonio León
Lucciana Perez
Lucciana PerezAsociación Argentina de Tenis
Lucciana Pérez, jovem tenista peruana, conquistou o seu segundo título profissional há poucos dias em Tucumán, na Argentina. No ano passado, participou na final do Roland Garros Junior.

Lucciana Perez não sabia, mas o ténis iria fazer parte da sua vida. Aos quatro anos de idade, quando dava os primeiros passos, o seu avô materno, Miguel Alarcón, deu-lhe uma raquete de madeira. Com este presente, tão precioso para ele, quis transmitir-lhe o seu amor pelo desporto. A pequena Lulu pegou no objeto com curiosidade, sem saber que o seu destino estaria escrito.

Em meados do ano passado, 14 anos depois desse presente, Lucciana mostrou a todos do que era feita: tornou-se a primeira tenista peruana a chegar à final de um torneio Roland Garros Junior, o que é, sem dúvida, pura história do desporto peruano.

"Acho que ela pode ser a próxima Laura Arraya", disse a própria Laura ao El Comercio naquela época. Pouco mais de um ano depois, Pérez corrobora as palavras da histórica tenista peruana, que recebeu os louros desportivos pela sua excelente carreira: há poucos dias foi coroada no W35 Ciudad de Chacabuco, em Buenos Aires, conquistando o seu segundo título como profissional.

No torneio que o Flashscore acompanhou de perto, a peruana de 19 anos derrotou a chilena Fernanda Labrana (primeira ronda), as argentinas Melany Solange Krywoj (oitavos de final) e Martina Capurro Taborda (quartos de final) e a brasileira Carolina Alves (meias-finais). As duas últimas são ex-top 200 do ranking WTA, o que torna as vitórias da peruana ainda mais importantes.

Lucciana alcançou a sua quinta final consecutiva no torneio deste ano e vai encontrar Alice Tubello no jogo do título na Argentina. A jogadora francesa, segunda cabeça de série do torneio (atualmente 274ª do mundo), era a favorita para vencer o encontro, mas foi "Lu" quem levou a melhor, vencendo em sets diretos (6-2 e 6-4).

"Ela tem o sonho de se tornar uma jogadora do Top 100 da WTA a médio prazo. Com este grão, ninguém duvida que o conseguirá em breve", comentou na sua conta X (antigo Twitter) o jornalista especializado Luis Carrillo Pinto.

Pérez conquistou assim o seu segundo título profissional de singulares na sua curta carreira. Para além da vitória em Chacabuco, também alcançou o mesmo sucesso no W15 em Luján, realizado no mês passado. Assim, com mais um troféu nas mãos, terminou a sua aventura na Argentina. Embora não tenha parado. Esta semana disputou os W35 e W50 em Arequipa, mas com resultados inesperados: foi eliminado nas primeiras rondas, tanto em singulares como em pares.

A subir no ranking

Se há uma coisa que caracteriza Lucciana Pérez, é o seu desejo de ser a melhor. E nem toda a gente tem isso, e também não se pode comprar na farmácia. Ela decidiu não aproveitar as férias da universidade em julho e agosto e viajou para a Argentina para treinar e jogar Futures, com o apoio financeiro da Federação Peruana de Tênis.

O triunfo em Chacabuco permitirá a Lucciana Perez subir vários lugares no ranking do ténis profissional feminino (WTA). A tenista peruana vai praticamente subir mais de 100 posições devido à sua segunda vitória na Argentina: de 696.ª para 592.ª no ranking mundial da WTA.

De facto, de  acordo com o histórico que pode ser encontrado no Flashscore, Perez passou do 1058.º lugar no ano passado para o 592.º no ranking. 

Sem dúvida, isto significa um importante impulso motivacional para ela e para todos os desafios que tem em mente para o seu futuro. Hoje em dia, está a provar que é uma tenista sul-americana promissora, com muito bons desempenhos. Aos 19 anos, ainda tem muito a experimentar e a crescer, mas já mostrou mais do que uma vez que tem condições para fazer frente a qualquer um que tenha de enfrentar.

"Treina de forma espetacular, inacreditável. O que mais me impressiona nela é a personalidade vencedora, a convicção", disse Tupi Venero, o tenista que conhece Lulu desde os 12 anos e já se destacava entre os demais.

O desafio de Lucciana agora é entrar, em pouco tempo, no Top 100.