Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Râguebi: Adiada a votação sobre a introdução do cartão vermelho temporário

AFP
Adiamento da votação sobre a generalização do cartão vermelho ligeiro no râguebi
Adiamento da votação sobre a generalização do cartão vermelho ligeiro no râguebiDAVID ROGERS/GETTY IMAGES EUROPE/Getty Images via AFP
O Conselho Mundial de Ràguebi decidiu esta quinta-feira adiar a votação sobre a fase de experimentação global do cartão vermelho leve, a fim de obter "um feedback mais aprofundado" antes de tomar uma decisão, anunciou o organismo dirigente.

"Como os jogos internacionais entre hemisférios ainda agora começaram, o Conselho de Administração decidiu (...) adiar" a votação da fase de experimentação do cartão vermelho de 20 minutos a nível mundial até que as conclusões dos jogos de experimentação de novembro permitam "um feedback mais aprofundado e uma análise completa dos dados", declarou o organismo em comunicado.

A World Rugby, que também deverá eleger o seu novo presidente ainda esta quinta-feira, deveria votar sobre os testes a nível mundial de uma série de reformas das regras do râguebi, destinadas a tornar o jogo mais espetacular e mais rápido.

Estas medidas já foram testadas em algumas competições internacionais nos últimos seis meses, nomeadamente durante o Campeonato de Rugby e o XV Feminino, bem como durante os jogos de teste do outono.

A introdução de um cartão vermelho temporário, que permite a uma equipa com um jogador expulso substituí-lo após 20 minutos, foi objeto de grande debate, com a França , em particular, a opor-se fortemente por razões de segurança dos jogadores.

Outras medidas serão testadas em todo o mundo a partir de 1 de janeiro de 2025, como a redução do tempo necessário para chutar uma conversão ou formar um scrum, ou uma maior proteção do scrum-half durante as fases de rucks, mauls ou scrum.

Por outro lado, a possibilidade de fazer uma paragem de voleio dentro dos 22 metros depois de um pontapé de saída e a limitação a uma paragem para os mauls, em vez das actuais duas, não atingiram os 75% de votos necessários para serem generalizadas.

Menções